FecharX

Atenção! Defesa Civil emite alerta especial para chuvas neste fim de semana

Precipitações típicas chegam acompanhadas de raios e rajadas de vento da tarde para a noite



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 183807 soubh 1010 mais chuva
Redação Sou BH
29/09/17 às 18:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Foi dada a largada para as chuvas de fim de tarde! Os belo-horizontinos já podem manter o guarda-chuva na bolsa porque a meteorologia prevê pancadas de chuva nesta sexta (29), por volta das 15h até o fim da noite. E os moradores devem redobrar a atenção para o fim de semana, que promete temporais e risco de queda de galhos e árvores.

A Defesa Civil emitiu um alerta especial em decorrência da intensificação de áreas de instabilidade de sábado (30) a segunda (2). "É preciso ter cautela na hora das chuvas. Pontualmente pode haver alguma obstrução em vias já conhecidas mas a equipe vai acompanhar em tempo real a evolução da chuva pelas regiões da cidade", detalha ao SouBH Dayan Diniz de Carvalho, meteorologista do órgão. 

As  pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h, podem atingir o volume de 80 mm de água, o que categoriza chuva muito forte no índice de intensidade das precipitações. Em uma escala base, se chover 50 mm em um hora a chuva é considerada forte. Mas, como devemos levar em conta as peculiaridades de cada local, se no mesmo período cair um volume de 30 mm a chuva também será categorizada como forte" explica Dayan.  

Nessa quinta-feira (28) muita gente foi pega de surpresa na capital no início da noite quando a água caiu de uma vez em muitos bairros, provocando queda de energia em casas e semáforos, e risco de alagamento em algumas avenidas. A Defesa Civil informou que três horas de chuva foi o suficiente para atingir 80% do volume esperado para o mês de setembro.