FecharX

Aedes Aegypti deixa BH em alerta

Decreto publicado no Diário Oficial do Município estipula criação de grupo para intensificar combate ao mosquito



Créditos da imagem: Divulgação
Main 114746 mosquito
Mosquito é responsável por transmitir doenças, como dengue, zika e chikungunya.
Redação Sou BH
03/02/16 às 17:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

Nesta semana, o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, assinou decreto declarando situação de emergência na cidade.  O motivo é a infestação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o caso foi considerado de emergência de saúde pública de importância nacional por conta da alteração do padrão de registros de microcefalias no país, além de ser um período do ano favorável para a infestação do mosquito. Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.782 casos de microcefalias podem estar associados  ao zika vírus, uma das três doenças transmitidas pelo mosquito.

O decreto, que tem validade de 180 dias, estipula a criação do Grupo Executivo para Intensificação do Combate ao Aedes Aegypti (Geicaedes) visando a implementação do Plano de Contingências de enfrentamento da anormalidade instalada. O Geicaedes terá coordenação compartilhada da Secretaria Municipal de Saúde e da coordenação municipal de Defesa Civil.

Ainda, de acordo com a determinação, serão realizadas ações para a mobilização da sociedade de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Alguns cuidados podem sim e devem ser tomados por todos nós!

Pensando nisso, o Sou BH selecionou dez dicas de prevenção do mosquito para você utilizar na sua casa ou local de trabalho. Vale ressaltar que os cuidados são os mesmos para evitar a transmissão da dengue, zika e chikungunya. Confira:

- Não deixe acumular água limpa e parada;

- Os pratos de vasos de plantas acumulam água e se tornam locais de reprodução do mosquito. Por isso, use areia para manter a umidade;

- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;- Evite cultivar plantas aquáticas;

- Cheque sempre os ralos e calhas. Esses locais acumulam folhas e resíduos que impedem o escoamento da água;

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

- Não descarte garrafas, pneus ou outros objetos no quintal. Eles podem acumular água e, assim, colaborar com a reprodução do Aedes aegypti

- Piscinas devem estar sempre tampadas e com cloro;

- Usar sal em de cozinha em ralos, após chuva ou após ou escoamento de água;

- Grávidas devem ter atenção redobrada e, além de combater a proliferação do mosquito, é importante usar repelentes diariamente e roupas mais fechadas!