FecharX

Ação em BH irá ajudar na prevenção do diabetes

<p>O evento ?Diabetes: Proteja nosso Futuro? acontece nesta quinta-feira (14), na rodoviária da capital mineira</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main diabetes
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Prevenção, educação e cuidado são as principais ações para combater o diabetes. Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove, nesta quinta-feira (14), o evento ?Diabetes: Proteja nosso Futuro?, no 2º piso do terminal rodoviário de Belo Horizonte - Praça Rio Branco, nº 100, centro -, entre 13h e 17h.

Profissionais da área de saúde estarão no local prestando atendimento e fornecendo informações sobre a doença durante todo o evento. A SMSA irá oferecer medição de Índice de Massa Corporal (IMC), glicemia capilar, informações nutricionais, saúde bucal, aferição de pressão arterial, entre outros. Para os diabéticos haverá orientação sobre o uso correto da insulina; avaliação dos pés e exame do fundo de olho, realizado por oftalmologistas.

Segundo dados do IBGE de 2010, Belo Horizonte tem uma população de 2.375.444 habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,9% da população da capital, cerca de 140 mil pessoas, são diabéticas. Estima-se que 50% das pessoas que têm diabetes desconhecem o diagnóstico da doença. Atualmente, 23 mil pessoas estão cadastradas na Rede SUS-BH como usuários de insulina, sendo 19 mil diabéticos tipo 2 e 4 mil tipo 1.