FecharX

Abraço simbólico na Serra da Moeda

<p>Organizado pela ONG Abrace a Serra da Moeda, evento reivindicou a proteção de 31 nascentes</p>



Créditos da imagem:
Main 2204 serra moeda abraco
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Cerca de oito mil pessoas, entre moradores e amantes da natureza, participaram ontem (21) de um abraço simbólico a Serra da Moeda, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A mobilização foi feita para reivindicar a manutenção do Monumento municipal Natural Mãe D?água como foi criado pela prefeitura de Brumadinho no ano passado, preservando 500 hectares de extensão da montanha e 31 nascentes, mas que teve sua área reduzida em função da pressão das mineradoras.

O movimento liderado pela Organização Não-Governamental (ONG) Abrace a Serra da Moeda, com o apoio do Condomínio Retiro do Chalé, agrupou, pelo menos, dez outros grupos de ambientalistas atuantes pela causa.

A apresentação de grupos culturais locais, como os de Congado e Moçambique, marcou a abertura do evento e, logo após, um grande abraço simbólico coloriu de branco o cume da montanha, na Serra da Moeda.

O dia 21 de abril foi escolhido em homenagem ao histórico movimento de resistência dos mineiros contra a exploração dos recursos naturais do estado.