FecharX

17 carros são furtados, por dia, em BH. Saiba como evitar essa estatística

Cuidado ao estacionar e instalar dispositivos de segurança estão entre as recomendações de segurança. Veja mais



Créditos da imagem: Triple D Studio/Shutterstock.com
Main 165708 evitar furto de carro por triple d studio
Redação Sou BH
23/01/19 às 15:52
Atualizado em 12/02/19 às 12:05

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Em 2018, 6.351 veículos foram furtados em Belo Horizonte, uma média de 17 por dia, segundo dados da Polícia Civil. Você pode tomar alguns cuidados para evitar entrar para essa estatística.

A maior parte dos furtos atendidos pela Proauto aconteceu quando os carros estavam parados nas ruas. O motorista deixa o carro por, no máximo, uma hora, e quando volta, ele não está mais lá. Desses casos, cerca de 20% são recuperados, mas muitos dos que são encontrados foram abandonados em péssimas condições.

Para proteger o seu patrimônio, o analista de sinistro Vitor Mota recomenda atenção ao local em que estaciona. Prefira lugares com boa iluminação, maior movimentação de pessoas e, se possível, perto de algum imóvel com sistema de vigilância.

Uma dica eficaz para inibir a ação de criminosos é instalar equipamentos de segurança, como trava carneiro, alarme e rastreador via satélite. “Com esse dispositivo, conseguimos acessar todas informações e o histórico do carro, como trajeto percorrido, carga da bateria e se o veículo está ligado. Assim, as chances de recuperá-lo são bem maiores”, afirma Vitor.

Mas, se o seu automóvel (ou motocicleta) for furtado, a orientação é ligar imediatamente para a Polícia Militar e informar as características do veículo, na tentativa de interceptá-lo.  Em seguida, contate sua associação de proteção veicular ou seguradora, para verificar se há algum dispositivo de segurança que auxilie a busca.

Veja mais dicas para evitar que seu carro seja furtado:

Ao estacionar, não deixe expostos objetos de valor ou atrativos como som, DVD, celulares e carteiras sobre o banco ou painel do carro. Use lugares mais seguros para guardá-los, como porta-luvas ou porta-malas.

Sempre estacione de maneira adequada e o mais próximo do local em que você estará.

Utilize jogos de parafusos antifurto nas rodas do veículo, se possível.

Mantenha os vidros fechados quando estiver parado no semáforo ou dirigindo em trânsito lento, com muitas pessoas passando pela rua.

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante