FecharX

12ª Semana Nacional de Museus começa em BH

<p>Com o tema ?Coleções criam conexões?, instituições criam programações especiais</p>



Créditos da imagem:
Main 1205 museu artes oficios
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

Museus de todo o Brasil participam da 12ª edição da Semana de Museus, criada para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus, as instituições desenvolvem uma programação especial para a data, sendo que nesta edição, o tema proposto é ?coleções criam conexões?.

Em Belo Horizonte, o Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 - Centro) participa com uma programação especial, de 13 a 16 de maio. Acolhendo o tema nacional proposto, o MAO promove edições especiais, sempre às 19h30 e com entrada gratuita, dos projetos ?Ampliando Horizontes?, no dia 13, com a presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Angela Gutierrez, e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Ângelo Oswaldo; ?Ofício da Música?, no dia 14, com a banda Zimun e no dia 16, ?Ofício da Palavra?, com a escritora mineira Ana Maria Gonçalves. O MAO ainda realizará 35 visitas guiadas ao acervo privilegiando o tema da 12 ª  Semana de Museus do dia 13 a 16/05.

No Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 - Funcionários) promove, pela data, no próximo sábado (17), a Hora do Conto e da Leitura Especial com "Contos de Monstros e Gigantes". Já o Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/nº - Esquina com Gonçalves Dias - Funcionários), promoverá uma palestra amanhã (13) às 9h30 com um grupo de professores das redes municipais de ensino de Minas Gerais sobre a educação para as relações étnico-raciais. Na quarta-feira (15), a instituição promove um show com Pereira da Viola com entrada franca a partir das 19h30. E no sábado (17), às 11h, uma ação educativa em que a visita ao acervo será mediada e os sentidos aguçados.

A Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha) promove uma ação educativa entre os dias 12 e 18 de maio, de 9h às 18h, em que pontos distintos ligados entre si terão suas conexões estabelecidas pelo público. Já a Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes) abre exposição nesta segunda (12) especial para a data com o nome "Uma Invenção Modernista do Morar", de 10h às 17h.                                                                                                     

Brumadinho
No Instituto Inhotim (Rua B, 20 - Inhotim), os três principais eixos temáticos presentes no acervo do Instituto: arte, botânica e patrimônio histórico, fazem parte da programação. As atividades acontecem entre os dias 10 a 18 de maio. No sábado passado, um seminário foi realizado com o objetivo de apresentar uma nova proposta de visitação no parque e ainda debater sobre a riqueza patrimonial de uma sociedade, em especial da antiga vila Inhotim.

museu-in