FecharX

Saiba como harmonizar pratos típicos de Natal com cervejas artesanais

Que tal sair do básico e fazer combinações saborosas durante a ceia?



Créditos da imagem: Torwaistudio/Shutterstock.com
Main 134451 torwaistudio shutterstock
Redação Sou BH
19/12/18 às 20:29
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

A ceia da véspera de Natal é tradicional nos encontros familiares. Sempre tem peru, aquele arroz temperado, rabanadas e chocotones de sobremesa. Mas e o menu de bebidas? Quem gosta da famosa cervejinha pode aproveitar o cardápio natalino para fazer combinações saborosas. 

A beer sommelieer e jornalista, Ludmilla Fonttainha, dá dicas de como harmonizar os pratos com estilos de cervejas artesanais. Anote aí e boa ceia!

No geral, as cervejas do estilo belga são bem indicadas pra essa época festiva, principalmente pelos temperos usados nas receitas, quase sempre com notas adocicadas.

Aves

Nas aves tão tradicionais da ceia de Natal e Ano Novo, como Chester e Peru, a cerveja tipo Belgian Blonde Ale cai muito bem. Ela possui um dulçor um pouco mais marcante, teor alcoólico médio - em torno de 6%, e um final seco, que ajuda a enfatizar essas carnes mais leves.

Suínos

Já para os cortes suínos, como pernil e Tender Bolinha, pode-se optar por uma Ipa, já que o lúpulo e o teor alcoólico mais elevado ajudam a 'cortar' a gordura e limpar o paladar. Mas a escolha de um molho, recheio ou acompanhamento dessas carnes pode mudar a opção de harmonização.

Se tiver frutas vermelhas, pode-se arriscar uma Fruit Beer de cereja, morango ou framboesa, por exemplo. Já as ameixas, passas e banana passas pedem uma Dubel. Os damascos, figos e tâmaras já harmonizam com uma Quadrupel / Belgian Dark Strong Ale.

Aí a brincadeira é: qual sabor eu quero enfatizar e deixar mais marcante?

Se a tradição da família é bacalhau com nata, uma boa pedida é a Tripel. São cervejas mais alcoólicas e secas, o que ajuda a quebrar a gordura presente na receita e limpar o paladar.

Sobremesas

Já para as sobremesas, uma excelente pedida é o estilo da própria festa: a Christmas Ale. Foi criada na Europa, exatamente para essa época do ano, onde era preciso 'aquecer o peito'. Portanto, é uma cerveja mais forte, escura e temperada. Ideal para harmonizar com panetones, frutas cristalizadas, frutas secas e etc. O tradicional chocotone combina com cervejas com notas de chocolate, como por exemplo a Brown Ale.