FecharX

Lago de Furnas recebe evento gastronômico de incentivo à culinária local

2ª edição do Circuito da Tilápia mobiliza pelo menos 30 bares e restaurantes da região



Créditos da imagem: Circuito da Tilápia
Main 173530 circuito tilapia
Além da boa gastronomia, o Circuito oferece palestras, seminários, concursos e cozinhas itinerantes aos amantes da boa culinária
Redação Sou BH
16/04/15 às 17:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

2ª edição do Circuito da Tilápia, realizado no Lago de Furnas até o final do mês de abril, mobiliza pelo menos 30 bares e restaurantes da região em prol da culinária local. O Festival busca o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tilápia, com responsabilidade social e preocupação ambiental, apresentando ao público novos pratos que usem a tilápia como matéria-prima. A ideia é buscar o desenvolvimento do setor de pescado em Minas Gerais, além da sustentabilidade dos produtos regionais. 

Além da boa gastronomia, o Circuito oferece palestras, seminários, concursos e cozinhas itinerantes aos amantes da boa culinária. O Food Truck que funciona como uma cozinha itinerante é outro diferencial do evento. Nesta ação, conceituados chefs apresentarão pratos a base de tilápia. O veículo iniciará a rota do interior em 10 municípios e oferecerá ao público pratos em formato de degustação.

Como funciona?

Durante o período do Festival, os empreendimentos participantes devem elaborar um prato exclusivo para o circuito, levando em consideração as características e tradição de cada estabelecimento. Para o preparo da receita, todos os restaurantes participantes tiveram oficinas de montagem de pratos e boas práticas. 

Com o intuito ainda de promover a culinária local e fortalecer o segmento de alimentação fora do lar, o festival criará o Guia Gastronômico dos Bares e Restaurantes da região do Lago de Furnas com informações úteis para os turistas e visitantes. O circuito também elaborará o Livro de Receitas da região do Lago de Furnas 2015, contemplando as receitas de todos os pratos do circuito 2015, incluindo informações sobre seus criadores e restaurantes.

O Festival é idealizado pela Associação dos Piscicultores de Alfenas e Região (APMAR) juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e produzido pela Cultive Assessoria, e abrange vários municípios do Lago de Furnas.