FecharX

BH recebe ações especiais em comemoração ao Dia da Gastronomia Mineira

Celebrado em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira traz para a capital uma série de eventos, palestras, oficinas e demonstrações culinárias



Créditos da imagem: Restaurante Xapuri / Site Oficial
Main 145209 xapuri na semana da gastronomia mineira
Restaurante Xapuri oferece o prato exclusivo "da Cozinha do Cerrado" em comemoração ao Dia da Gastronomia Mineira
Redação Sou BH
15/06/15 às 15:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Comemorado em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira será celebrado em grande estilo este ano em Belo Horizonte. A Semana da Gastronomia Mineira 2015 vai colocar em evidência os pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias que permeiam a culinária de Minas Gerais. 

Até o dia 19 de julho, a capital mineira faz justa homenagem à essa gastronomia que conquista cada vez mais adeptos e amantes em diversas partes do mundo, com ações especiais como a gastronomia temática em restaurantes participantes; cozinha-show e fóruns de capacitação gratuitos; demonstrações culinárias e intervenções culturais nos Mercados de Belo Horizonte; evento comemorativo na Praça da Liberdade e entrega do Prêmio Eduardo Frieiro.

Na programação da Gastronomia Temática, restaurantes que são referência na culinária mineira vão oferecer menus especiais para o período com pratos exclusivos, fundamentados na história, geografia, tradições e na diversidade da gastronomia de Minas. Participam da Semana da Gastronomia Mineira os restaurantes XapuriBorracharia GastropubCasa Gastronômica Expresso 500Bar Patorroco e o Café Cine Brasil Restaurante.

Confira os pratos e horários aqui

Entre as atrações de comemoração, a cidade também recebe as "Demonstrações culinárias e intervenções culturais" (Confira a programação aqui) e as "Oficinas e Fóruns" (Programação aqui).

História

 A culinária mineira tem bases históricas que remontam à época dos escravos do ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades de todo o Estado. A importância do tema culminou na Lei Estadual nº 20.577, de 21/12/2012, que instituiu o Dia da Gastronomia Mineira como 05 de julho, data de nascimento do homenageado Eduardo Frieiro.

O Prêmio objetiva agraciar pessoas e instituições de todo o Estado que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias. Conheça os homenageados no site institutoeduardofrieiro.com.br.