FecharX

Olimpíadas 2016: Tocha vai passar por BH

Em maio, Belo Horizonte vai fazer parte do revezamento da Chama Olímpica



Créditos da imagem: Divulgação
Main 205439 jogos olimpicos
No dia 14 de maio, a Tocha Olímpica vai passar por Belo Horizonte!
Redação Sou BH
29/02/16 às 21:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

No mês de agosto, o Brasil inteiro vai acompanhar, de perto, as Olimpíadas Rio 2016. Mas, até lá, Belo Horizonte, já começa a participar do evento, recebendo, no dia 14 de maio, a Tocha Olímpica. O revezamento da Chama tem o compromisso de envolver a população com Jogos Olímpicos Rio 2016 e vai ligar o Brasil de Norte a Sul, percorrendo 329 cidades brasileiras, em 95 dias.

A tradicional cerimônia para acender a Chama Olímpica, na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril, ao meio-dia. No Brasil, o percurso começa no dia 3 de maio, em Brasília, e é encerrado quando o último dos 12 mil condutores acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos, no estádio do Maracanã, dia 5 de agosto. A Tocha percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.

Predominantemente branco, o uniforme dos condutores da Tocha Olímpica representa a paz e a união entre as diferentes culturas regionais e os povos do mundo, presentes na diversidade da população brasileira. O amarelo simboliza a Chama Olímpica e, ao lado do verde, homenageia as principais cores da bandeira do Brasil.