FecharX

Nome de campeão: conheça a história do jovem piloto mineiro Ayrton Gil

Aos 14 anos, ele já coleciona inúmeros troféus e títulos



Créditos da imagem: Divulgação
Main 142323 ayrton 2
Redação Sou BH
04/06/18 às 14:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

O nome já faz referência a um dos ídolos mais amados no esporte brasileiro, mas o sucesso nas pistas também chama a atenção. Aos 14 anos, o mineiro Ayrton Gil já coleciona inúmeros troféus e títulos de campeão no kart. O gosto pelo esporte começou aos seis anos, quando ele ainda nem podia entrar no automóvel por causa do tamanho. Mas isso não foi problema para a criança que logo em seguida iniciou a carreira e sonha em chegar na Fórmula 1.

Fã de corridas, o pai de Ayrton confirma a inspiração na escolha do nome e reforça todas as conquistas do caçula. “Ele é tetracampeão do mineiro. Só nesse ano ele correu seis vezes e ganhou em todas. Ele é campeão do GP Nacional também, títulos ele tem bastante”, exalta Pedro Guimarães Gil.

 
Divulgação/Foto da direita: Ayrton e o pai Pedro Guimarães 

Sonho

O pequeno Ayrton leva uma vida equilibrada, com treinos às quintas e sextas - quando as corridas acontecem no fim de semana -, estudos e jogos online. “Eu quero estudar engenharia mecânica e sempre focar no kart”, resume o jovem piloto. Das lições que as pistas deixaram para Ayrton ele destacou duas: foco e responsabilidade, e frisou os exemplos que segue na carreira, Lewis Hamilton e claro, Ayrton Senna.

“O mundo quer um novo Ayrton Senna. Quando meu filho ganha ele roda com bandeira do Brasil, colocam a música da vitória para tocar. Não é fácil, mas um dia Deus abençoa”, conta Pedro.

O caminho até a tão sonhada Fórmula 1 é longo e caro, mas segundo o pai o kart é uma escola para a etapa final. “O kart é o início, a preparação para a F1. É um esporte muito caro, só temos despesas e ajuda de amigos e parceiros. É difícil conseguir um patrocinador de peso nesse momento”, desabafa o patriarca da família, que também trabalha com automóveis.


Divulgação

Títulos:

Bi-Campeão da Copa Sudeste de Kart (invicto)
Tetracampeão Mineiro de Kart (invicto)
Bi-Campeão F-Minas de Kart
Bi-Campeão do Open Copa Brasil de Kart
Campeão do Open Sul-Americano de Kart
Campeão do Open Brasileiro de Kart
Campeão do GP Nacional de Kart
Campeão do Troféu Amigos do Kart
Campeão do Grande Prêmio Mirim
Vice-Campeão do troféu FMA 50 anos
Vencedor da 6ª e 7ª etapas do Carioca de Kart
Vencedor da 9ª e 10ª etapas do Capixaba de Kart
Volta mais rápida no Brasileiro de Kart
Volta mais rápida no Top Kart Brasil
3° colocado no GP Nacional de Kart
Classificado para o GP RBC de Kart


Divulgação