FecharX

Museu Brasileiro do Futebol ganha novos espaços

<p>Além das cinco novas salas criadas no MBF, haverá também a readequação de duas áreas da exposição</p>



Créditos da imagem: Objeto Design/Minas Arena
Main 4 museu
Objeto Design/Minas Arena
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

Inaugurado no início de 2013, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) recebeu ao longo do ano mais de 40 mil visitantes, entre turistas e moradores de Belo Horizonte. Ampliado e com novidades previstas para este mês, a expectativa é que ainda mais pessoas possam conhecer a primeira expansão MBF, no Mineirão, que contará com cinco novas salas.

O novo espaço ocupará uma área de aproximadamente 650 metros quadrados do Gigante da Pampulha. A expectativa é ampliar o alcance do museu integrando exposições que apresentem o futebol como um fenômeno cultural, além de remeter às origens mais remotas do esporte mais popular do planeta.

Além das cinco novas salas criadas no MBF, haverá também a readequação de duas áreas da exposição ?Esfera Coletiva?, já existente. ?A sala de abertura, que hoje fala um pouco da Copa do Mundo de 1950, terá seu enfoque ampliado para o surgimento dos primeiros campos da capital, como o Prado Mineiro, estádios da Alameda, Barro Preto e de Lourdes?, revela Costa.

Na nova exposição do MBF haverá também uma sala interativa, onde o visitante poderá deixar depoimentos sobre um dia inesquecível no Mineirão. Este testemunho será veiculado na própria exposição. A ideia dessa nova atração é integrar o visitante ao espaço expositivo e iniciar o projeto de história oral do museu.

Outro espaço contará o ?ABC do Futebol?, com a proposta de apresentar, através de equipamentos multimídia, o futebol desde a China Antiga até chegar ao Brasil.

A sala ?Campos Gerais?, outra novidade do MBF, contará com acervo do antigo Mineirão, como as placas em bronze com os pés e mãos de grandes ídolos do estádio, objetos de colecionadores, além de um totem multimídia com um banco de dados que visa catalogar os municípios de Minas Gerais através dos times de futebol.

O espaço ?Futebol e Outras Artes? será a última atração da exposição e vai trabalhar o futebol como fenômeno cultural, através de videoinstalações, imagens, textos, sons e outros recursos, além de apresentar os diálogos do esporte com a literatura, cinema, artes visuais, dança, teatro e escultura.

Serviço

A marcação de visitas para grupos acima de 10 pessoas, para o primeiro semestre de 2014 já está disponível. Os interessados podem marcar data e horário para conhecer o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol pelo telefone 3499.4333, ou pelo e-mail ouvidoria@minasarena.com.br.

O valor da entrada para cada um dos locais é R$ 8, mas o pacote para visitar o MBF e o estádio custa R$ 14, com meia-entrada disponível para ambos.

Com Minas Arena