FecharX

Mineirão recebe sua centésima partida depois da reforma

Gigante da Pampulha recebe confronto entre Cruzeiro e Internacional, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro



Créditos da imagem: Agência I7/ Minas Arena
Main 210440 mineirao2  ag%c3%aancia i7 minas arena
Redação Sou BH
14/08/15 às 21:25
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

O Estádio Mineirão recebe no domingo (16) a centésima partida da sua história recente. Próximo de comemorar 50 anos, o Gigante da Pampulha será palco do confronto entre Cruzeiro e Internacional, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A história dos 100 jogos do Mineirão pós-reforma é recente, mas há dados curiosos. O primeiro gol marcado no estádio, por exemplo, no clássico de reabertura, foi contra, marcado por Marcos Rocha do Atlético, a favor do Cruzeiro. Gols contra se repetiram outras oito vezes. Léo, do Cruzeiro, é o zagueiro que mais fez gols nas 99 partidas já disputadas. 

Nas 99 partidas anteriores, 68 equipes, entre clubes e seleções, pisaram no gramado do estádio. O Cruzeiro foi quem mais atuou no estádio, 78 vezes, seguido do Atlético, com 18 jogos. No total foram 291 gols marcados, o que garante uma média de 2,93 por partida. O maior artilheiro dessa nova fase do Mineirão é Ricardo Goulart, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, que balançou as redes 22 vezes.

Novo estádio

O novo Mineirão já abrigou 43 partidas pelo Campeonato Brasileiro, 24 pelo Mineiro, 11 pela Copa Libertadores e nove pela Copa do Brasil. Três jogos foram pela Copa das Confederações e o momento máximo do futebol, a Copa do Mundo, teve por seis vezes o Mineirão como palco. Houve ainda uma partida pela Série B, outra pela decisão de Recopa Sul-Americana e um amistoso.

Com relação à alimentação, os números são impressionantes. Nas 99 partidas, os torcedores consumiram mais de 790 mil refrigerantes, cerca de 420 mil copos de água mineral e o tropeirão, o carro chefe do Gigante da Pampulha, foi saboreado por mais de 450 mil pessoas.

A torcida também marcou presença história recente do estádio com 3.111.641 torcedores nas 99 partidas, o que garante uma excelente média de público de 31.430 a cada jogo. A maior presença de torcedores foi na semifinal da Copa do Mundo, entre Brasil e Alemanha, quando 58.141 passaram pelas roletas.

Gols e títulos

A histórica goleada da seleção alemã sobre a brasileira por 7 a 1 é, também, uma das partidas com maior número de gols, oito. Outros dois confrontos do Cruzeiro também tiveram esse número de bolas nas redes. Na campanha do título brasileiro de 2013, o time celeste venceu Vasco e Criciúma por 5 a 3.

Confira a programação da festa Mineirão 50 Anos.