FecharX

Marcelo Oliveira deixa o comando do Cruzeiro e Luxemburgo deve assumir

Diretoria anunciou a demissão do treinador, que deixa a Toca da Raposa com 68,44% de aproveitamento



Créditos da imagem: Washington Alves/Light Press
Main 211357 marcelo oliveira e demitido washington alves light press
Dispensa do treinador aconteceu horas depois de os muros da sede do clube amanhecerem pichados
Redação Sou BH
04/06/15 às 22:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Campeão brasileiro nas últimas duas temporadas, Marcelo Oliveira levou o Cruzeiro até as quartas de final da Libertadores, mas não resistiu à eliminação em casa diante do River Plate. Nesta terça-feira (2), a diretoria anunciou a demissão do treinador, que deixa a Toca da Raposa com 68,44% de aproveitamento - "um dos maiores da história do clube", como ressalta o comunicado em que o time celeste anunciou a demissão.

A dispensa do treinador acontece horas depois de os muros da sede do clube amanhecerem pichados. "Fora Gilvan e Marcelo. A paz acabou. Parasitas", diziam as pichações, em referência não apenas ao treinador, mas também ao presidente Gilvan de Pinho Tavares.

O ato deflagrou a crise do clube e mostrou que parte dos torcedores já se esqueceram dos títulos dos últimos dois Brasileiros. De acordo com o próprio Cruzeiro, o treinador tem "números espetaculares", com 105 vitórias em 169 jogos.

A realidade cruzeirense de 2015, porém, é bem diferente. Depois de perder peças fundamentais, como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas Silva e Marcelo Moreno, o clube investiu em algumas contratações, mas poucas renderam o esperado.

Em um primeiro semestre bastante irregular, o time perdeu a decisão do Mineiro para o rival Atlético e caiu nas quartas da Libertadores para o River, com direito a 3 a 0 para os argentinos no Mineirão. No Brasileiro, somou apenas um ponto em quatro partidas e está na penúltima colocação.


Marcelo dá adeus

Em um breve pronunciamento, onde não respondeu perguntas, o técnico Marcelo Oliveira se despediu do clube, da imprensa, e exaltou o trabalho realizado ao longo dos quase dois anos e meio em que comandou o Cruzeiro.

“Diferentemente de outras oportunidades que aqui estivemos em dois anos e cinco meses, hoje vim para me despedir e para agradecer a todos vocês pela convivência saudável e profissional. Sempre procurei ajudá-los no trabalho e responder a todas as questões sobre o trabalho. essa recíproca foi verdadeira e respeitosa.

Queria agradecer ao Cruzeiro pela oportunidade de trabalho. Trabalho de dois anos e cinco meses não é pouca coisa. Foi oportunidade de aumentar essa média com tempo maior. Esperava cumprir meu contrato. Tive pelo menos três oportunidades, melhores financeiramente, mas não deixei o clube. Compreendo como decisão profissional da diretoria. É assim que funciona. Os resultados não vêm. Tenho consciência de que tentei sempre fazer o melhor, me dediquei muito. Não tenho como caráter e princípio sair atirando dos clubes, por mais que tenha opinião formada sobre algumas situações. Desmanchamos o time e ninguém tem culpa sobre isso. Foi experiência saudável. Conversei com jogadores. Acho que agregamos algo importante.

Quando chegamos, Cruzeiro vinha de duas temporadas ruins. Jogadores se valorizaram. Como Mayke, Lucas Silva. Outros também cresceram aqui. Convivemos com coisas boas aqui. Tivemos muito mais alegrias do que chateações. Tive dois atritos com atletas, que são normais. É muito pouco. Estou saindo absolutamente tranquilo, consciente de que fiz o melhor. Agradeço muito ao torcedor do Cruzeiro. Em qualquer lugar que vá, tenho palavra de apoio. A homenagem em relação à minha mãe foi algo estupendo. Espero que seja até logo. Vamos torcer para vir profissional com novo discurso. Vamos buscar seguir trabalhando da mesma forma, com mesma seriedade e lealdade. Muito obrigado a todos pela paciência e carinho”, disse Marcelo.

Vanderlei Luxemburgo é o novo treinador

O substituto de Marcelo Oliveira, no comando do time celeste poderá ser Vanderlei Luxemburgo, que dirigiu o time entre 2002 e 2004 e conquistou a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) em 2003. Luxemburgo foi demitido do Flamengo e deve chegar a Belo Horizonte nas próximas horas. Ele deve comandar o time no banco já na partida desta quarta, justamente contra o ex-clube, no Mineirão.

Com informações do Portal Itatiaia.