FecharX

Futebol mineiro é destaque em imprensa internacional

<p>O jornal britânico 'The Independent' divulgou uma matéria nesta sexta-feira (20) exaltando Atlético e Cruzeiro</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main grey
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

O futebol mineiro está em destaque este ano. O jornal britânico 'The Independent' divulgou uma matéria nesta sexta-feira (20) afirmando que Belo Horizonte é "a capital do futebol brasileiro em 2013".

E não é para menos. O Atlético-MG venceu a Copa Libertadores da América e é o campeão de 2013, enquanto o Cruzeiro lidera o Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem para o segundo colocado.

O jornal destacou o momento em que o Atlético-MG venceu a Libertadores de 2013 e anulou a desvantagem de dois gols contra o Olimpia, do Paraguai. ?Em alguns cantos da cidade as comemorações podem estar acontecendo até agora?, afirmou.

Já o Cruzeiro, que venceu por 3 a 0 o Botafogo, seu maior rival, na quarta-feira à noite, deu à torcida um sentimento de "colocar o champanhe no gelo?, diz a reportagem.

O técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, é citado como o responsável pela campanha do clube no Campeonato Brasileiro. ?A vitória sobre o Botafogo foi fruto não só da liderança astuta de Marcelo Oliveira, mas também de investimento inteligente, e não insignificante, de jogadores nos últimos meses?.

Um desses jogadores, de acordo com o 'The Independent' é o volante Nilton, ?com excelente sentido posicional e um faro de gol, trazido da Vasco da Gama, em dezembro?. Everton Ribeiro, que ?atua com um jogo de puro ataque e troca de passes rápidos?, também é exaltado.

Outro ponto levantado é que o crescimento de Atlético e Cruzeiro se dá por causa de dois reforços mais recentes. ?A contratação de Ronaldinho, a revelação de Bernard, e o triunfo na Libertadores do Atlético, determinaram o Cruzeiro a não ser uma sombra do rival e fazer um esforço maior fora de campo, o que fez o time contratar Dedé, zagueiro emergente do futebol brasileiro, que chegou a ser especulado no Manchester United semanas antes. A contratação de Dedé foi o recorde de transferência do Cruzeiro", lembra o jornal.

A contratação de Júlio Baptista e sua apresentação também são lembradas pelo jornal inglês, que destaca a boa atuação do meia na vitória contra o Botafogo, quando ele marcou dois gols.

Por esses motivos, ?os times de Belo Horizonte estão mais forte do que os times de Rio de Janeiro e São Paulo, que têm mais influência sobre a CBF (entidade que comanda o futebol brasileiro) e os meios de comunicação nacionais?.

A reportagem destaca ainda a reabertura no Mineirão, em fevereiro, com o clássico que levou mais de 53 mil torcedores ao estádio. ?Ao contrário de muitos locais da Copa do Mundo do Brasil, o Mineirão não abriu com um choramingo, mas com um estrondo?.