FecharX

Diferenças culturais em treinamento para Copa

<p>Voluntários de Minas Gerais receberam informações sobre cada país que têm partidas em BH</p>



Créditos da imagem:
Main 2005 argentina
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

No último final de semana, foi realizado mais um módulo da capacitação presencial do programa Brasil Voluntário para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Belo Horizonte. Desde abril, os voluntários vêm recebendo instruções sobre diversos temas, como segurança e primeiros socorros. Desta vez, o tema foi ?Turismo?. Os voluntários receberam informações sobre a cultura e o comportamento dos turistas estrangeiros que estarão em Minas Gerais para os jogos.

Cerca de 400 voluntários divididos em três turmas foram capacitados, sendo duas no sábado e uma no domingo pela manhã. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da UFMG.

O objetivo da palestra era orientar os voluntários sobre como lidar com cada cultura dos estrangeiros que virão para os jogos. Foram apresentados os aspectos culturais de cada país que terão suas seleções hospedadas ou que têm partidas confirmadas em Belo Horizonte: Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Grécia, Costa Rica, Inglaterra, Irã, Bélgica e Argélia.

Acostumado a trabalhar como voluntário, Sidney Zabeu, de 56 anos, foi um dos capacitados. Ex-preparador físico de jogadores de futebol, Sidney já trabalhou em diversos países e, por isso, é fluente em inglês, espanhol e compreende um pouco de árabe. ?Fui voluntário na Copa de 1994 e nas Olímpiadas de 1996, ambos os eventos nos EUA?, contou.

voluntario-copa
Voluntários são treinados em Belo Horizonte para receber torcedores de diferentes países

No ano passado, durante a Copa das Confederações, Sidney coordenou cerca de 100 voluntários que trabalharam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, com o objetivo de dar o primeiro suporte ao turista estrangeiro. ?Sempre tive uma grande receptividade nos países que visitei e morei. É muito bom ser recebido com um sorriso no rosto. Quis retribuir o que vivi lá fora e por isso me voluntariei?, explicou Sidney.

Durante as palestras, os voluntários receberam o livro ?Manual dos Voluntários - Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Relações Internacionais em Minas Gerais?. O livro é uma publicação da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas e contém, além de informações históricas, sociais e econômicas sobre cada país, dicas de como interagir com cada cultura, desde as melhores formas de saudação até gestos que devem ser evitados diante do estrangeiro.

Fonte: Agência Minas