FecharX

Copa: veja os jogos do final de semana

<p>Alemanha e Argentina disputam a taça do Mundial no Brasil</p>



Créditos da imagem:
Main 1107 copa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

A Copa do Mundo no Brasil chega ao fim neste fim de semana. No sábado (12), às 17h, a Seleção Brasileira enfrenta a Holanda na disputa pelo 3º lugar. A pressão em cima da equipe de Felipão é grande, já que perdeu a chance do hexacampeonato para a Alemanha na partida disputada no Mineirão na terça-feira (8). A derrota foi de 7 a 1, considerada a pior na História do futebol brasileiro.

Mesmo com a derrota brasileira, o jogador Neymar, que não disputou a última partida devido a uma lesão, está entre os dez candidatos ao prêmio Bola de Ouro adidas para o melhor jogador da competição. Ele está ao lado de outros craques, como Ángel Di María, Mats Hummels, Toni Kroos, Philipp Lahm, Javier Mascherano, Lionel Messi, Thomas Müller, Arjen Robben e James Rodríguez. A lista de dez indicados foi definida pelos membros do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA, um conjunto de especialistas que acompanharam de perto cada uma das partidas da competição até aqui. O Grupo de Estudos Técnicos da FIFA vai decidir os vencedores logo após a final, no dia 13 de julho.

Sem tempo para se preparar

Apesar de ter desdenhado a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo, o técnico da Holanda, Louis van Gaal, pediu a seus jogadores uma vitória sobre o Brasil como presente de despedida da seleção holandesa. Após a Copa, ele assumirá o cargo de técnico do time inglês Manchester United. O jogo contra o Brasil está marcado para amanhã (12), às 17h, em Brasília.

Durante coletiva de imprensa hoje (11) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, van Gaal lembrou que o time brasileiro teve um dia a mais de descanso para a partida. ?O fato é que o Brasil [na primeira fase da Copa] começou primeiro e, depois, jogou a última partida após a nossa. E agora, para enfrentar a Holanda, tiveram um dia de vantagem. Esses são os fatos. Sabemos as implicações, mas a pergunta é por quê? [Luiz Felipe] Scolari tem de pensar sobre isso?, disse o técnico da Holanda. ?É difícil nos prepararmos em apenas dois dias e meio?, acrescentou.

Grande final no Maracanã

No domingo (13), Alemanha e Argentina se enfrentam, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Esta final de Copa pode encerrar uma hegemonia em curso no futebol mundial. Os europeus são os maiores vencedores de copas. Apesar de o Brasil ter o maior número de títulos, cinco, as seleções europeias acumulam dez conquistas, contra nove dos países sul-americanos.

Uma vitória argentina pode, além de empatar essa disputa com os europeus, manter um tabu. Jamais uma equipe europeia venceu uma Copa em Continente Americano. Em sete mundiais (dois no México, um nos Estados Unidos, um no Brasil, um na Argentina, um no Uruguai e um no Chile), os vencedores foram sempre países sul-americanos. Os dois únicos países que ganharam o Mundial fora de seu continente foram o Brasil, com as conquistas de 1958, na Suécia, e 2002, na Copa organizada pelo Japão e a Coreia do Sul, e a Espanha, em 2010, na África do Sul.

Com informações da Agência Brasil.