FecharX

Copa Brasil de Esgrima de Cadeiras de Rodas é disputada em BH

Hotel Ouro Minas é palco da competição paralímpica



Créditos da imagem: Comitê Paralímpico Brasileiro
Main 220557 esgrima cadeira de rodas
Até o domingo (8), o espaço recebe os principais nomes da modalidade na primeira competição nacional da temporada
Redação Sou BH
06/03/15 às 23:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

O Hotel Ouro Minas recebe neste fim de semana a I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, competição que antecede os Jogos Paralímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016. Até o domingo (8), o espaço recebe os principais nomes da modalidade na primeira competição nacional da temporada. 

Ao todo, 37 inscritos vão disputar, pela primeira vez, o torneio utilizando as três armas que compõe a esgrima: florete, espada e sabre. A competição tem como principal objetivo a preparação para o Mundial de Esgrima em Cadeiras de Rodas, em Eger, na Hungria entre os dias 17 e 24 de setembro desse ano. Os primeiros colocados garantirão vagas para os Jogos Olímpicos.

Esgrima em Cadeira de Rodas

Destinada a atletas com deficiência locomotora, a esgrima adaptada surgiu em 1953 e foi aplicada originalmente pelo médico alemão Ludwig Guttmann, o pai do movimento paralímpico. A modalidade, uma das mais tradicionais, é disputada desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma-1960. 

A disputa é feita pistas, que medem 4m de comprimento por 1,5m de largura, e as cadeiras de rodas ficam fixas ao chão. Há duelos de florete, espada e sabre e, para cada prova, há uma proteção específica para o competidor e para as cadeiras, além de regras para a pontuação ser validada. 

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.