FecharX

Brasil prepara festa de abertura da Copa

<p>Com 600 bailarinos, cerimônia conta com show de Pitbull, Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Olodum</p>



Créditos da imagem:
Main 1305 copa futebol abertura
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Enquanto as seleções e as sedes estão na fase final de preparação, mais de 600 bailarinos também treinam para encantar o mundo. Em apenas 29 dias, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA mostrará a diversidade e a beleza do Brasil antes da primeira partida entre Brasil e Croácia.

?A cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante?, afirma a diretora artística do show, a belga Daphné Cornez, depois de liderar mais um dos ensaios que começaram neste mês.

Cada um dos tesouros ressaltados por ela é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central ?viva?. Essa bola de led possui mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade e se movimenta no espetáculo. A cerimônia terá duração de 25 minutos, mas os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação artística. Até o grande dia, serão cerca de 84 horas de ensaios.

Como a cerimônia está marcada para menos de duas horas antes da bola rolar, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo. Todos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois do teste, durante quatro dias.

No elenco, que se apresentará de forma voluntária, há também ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau. ?A capoeira é um dos maiores símbolos da não discriminação. Se você pratica capoeira, não tem como não gostar do preto, do branco, do gordo, do magro, do feio ou do bonito. A capoeira é universal?, garante Silva.

Após a apresentação dos bailarinos e das riquezas do Brasil, o espetáculo será encerrado com a performance da música oficial da Copa do Mundo da FIFA, ?We Are One?, pelo rapper Pitbull, as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte e o Olodum.

Fonte: Fifa