FecharX

BH vai receber Estudo de Competitividade

<p>A pesquisa tem como objetivo analisar a competitividade turística do destino com base em 13 diferentes dimensões</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014, irá receber entre os dias 20 e 24 de maio, o Estudo de Competitividade, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. O estudo é realizado anualmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em Minas Gerais, é aplicado em 22 cidades consideradas destinos indutores.

A pesquisa tem como objetivo analisar a competitividade turística do destino com base em 13 dimensões: infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, acesso, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

São abordados aspectos como a política municipal para o turismo, projetos prioritários para o desenvolvimento do setor e investimento de grande porte em andamento no destino. Além de gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas por parte dos destinos, o resultado da pesquisa possibilita a identificação das áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas. Serão entrevistados representantes de órgão públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, com objetivo de coletar dados sobre diversos segmentos direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento da atividade turística.

Os destinos indutores são cidades que se caracterizam por atrair número significativo de turistas, possuir infraestrutura básica e turística além de atrativos qualificados e, ainda, tem a capacidade de distribuir o fluxo de turistas para o seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido. Belo Horizonte está entre os 65 destinos indutores do turismo prioritários no planejamento do Ministério do Turismo dento da Política Nacional de Regionalização.