FecharX

BH terá mil voluntários na Copa das Confederações de 2013

<p>Programa Brasil Voluntário foi lançado nesta terça-feira, pelo Governo Federal</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 18:57

Estima-se que Belo Horizonte contará com mil voluntários durante a Copa das Confederações de 2013, competição que tem a capital como uma das cidades-sede. Esse é o objetivo do Programa Brasil Voluntário, lançado nesta terça-feira (22), pelo Governo Federal.

?É uma grande oportunidade de inserir a cultura do voluntariado no país, o que permite o desenvolvimento de novas habilidades profissionais entre os jovens e contato com novas culturas?, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa). Podem participar pessoas com no mínimo 18 anos de idade, com residência próxima à cidade-sede em que deseja atuar, e ter disponibilidade de horário.

Quem for selecionado atuará de forma integrada com o programa de voluntariado da FIFA, que irá atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas. Além disso, os voluntários também vão dar suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e a população.

A primeira parte do treinamento será aplicada de forma online, onde serão cobrados temas como história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol e recepção e orientação aos turistas.

Belo Horizonte receberá três partidas da Copa das Confederações, nos dias 16, 22 e 26 de junho, no Mineirão.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de fevereiro no site oficial da Copa 2014.