FecharX

BH lança plano de mobilidade para as Confederações

<p>Assim como demais cidades, capital mineira cumprirá diretrizes da Fifa</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Belo Horizonte apresentou nesta quarta-feira (12), o plano de mobilidade para a Copa das Confederações. Durante o evento, entre 15 e 30 de junho, uma série de diretrizes da FIFA será cumprida em todo país. A principal exigência é em relação à restrição de circulação de carros e pessoas no entorno do Mineirão.

As intervenções no trânsito começarão a ser implantadas a partir da 0h dos dias que antecedem os jogos na capital mineira. Os jogos Mineirão acontecem nos dias 17, 22 e 26 de junho.

Nesta semana, a população começa a receber o Guia de Mobilidade, com informações sobre as ações que serão adotadas no trânsito no entorno do Mineirão para atender às exigências da Fifa. Um material com conteúdo exclusivo para moradores e comerciantes da Pampulha também foi produzido e está sendo entregue em casas e estabelecimentos.

Toda a frota de ônibus da capital receberá, ainda nesta semana, o Informativo Copa, com orientações sobre mudanças de itinerários de linhas e sobre o reforço nos horários de funcionamento do metrô.

RESTRIÇÕES DE ESTACIONAMENTO

Estacionamento o entorno: No entorno do Mineirão (Área de Segurança) só será permitido o acesso de veículos credenciados. A partir da 0h dos dias 16 (domingo), 21 (sexta-feira) e 25 (terça-feira) começa a operação de trânsito no entorno do estádio. A partir desse horário fica proibido o estacionamento de carros na Área de Segurança e ao longo das áreas de restrição em trechos dos bairros São José, São Luiz, Bandeirantes, Liberdade e Aeroporto.

Estacionamento dentro do Mineirão: Conforme diretriz da Fifa, o estacionamento do Mineirão não será aberto ao público. Nos dias dos jogos, a partir das 11h, apenas veículos credenciados terão acesso às avenidas Alfredo Camarate e Abrahão Caram, na Pampulha.

Estacionamento de moradores da região: Quem mora nas áreas de restrição terá o acesso às residências liberado normalmente. No entanto, os carros não poderão ficar estacionados nas ruas. Moradores e comerciantes da área de restrição serão devidamente credenciados para acesso às garagens.

Estacionamento na orla da Lagoa da Pampulha: Na Orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e Avenida Santa Rosa, o estacionamento fica proibido, nos dois sentidos, quando houver partidas.

TRANSPORTE COLETIVO - Terminais Copa

Serão criados os Terminais Copa, de onde sairão os ônibus especiais que irão atender gratuitamente torcedores com ingressos. Os ônibus sairão do Minas Shopping, da Praça Floriano Peixoto, do Centro, Savassi e do Barreiro. Ao todo, 300 ônibus farão o transporte do torcedor que optar pelo serviço.  No Aeroporto de Confins também haverá um Terminal Copa. Em todos os terminais, apenas quem tiver o ingresso do jogo poderá embarcar nos ônibus especiais. 

Os embarques acontecerão entre 12h e 15h. Não haverá paradas ao longo do trajeto até o Mineirão, o que garantirá agilidade nas viagens. Todos os terminais terão a mesma frequência de ônibus.

No entorno do Mineirão, os terminais de desembarque funcionarão próximo à portaria 3 da UFMG e na Avenida Coronel José Dias Bicalho. Os ônibus do Aeroporto Internacional de Confins passarão pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos até a portaria 1 da UFMG. 

A distância de caminhada do ponto de desembarque até o estádio não passará de 1,5 km. O retorno dos torcedores aos Terminais Copa começará tão logo terminem os jogos, no mesmo local do desembarque. Na volta, haverá paradas para desembarque. O torcedor deverá guardar o canhoto do ingresso, que é a garantia de acesso aos ônibus especiais na volta para casa.

Confira onde ficarão os terminais:

1. Minas Shopping: Avenida Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping. 

2. Praça Floriano Peixoto: Rua Domingos Vieira, entre Avenida do Contorno e Rua Manaus ? bairro Santa Efigênia.

3. Centro: Rua Espírito Santo, entre Tupis e Tamoios. 

4. Savassi: Rua Paraíba, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Antônio de Albuquerque.

5. Barreiro: Estação BHBus Barreiro.

6. Confins: Saída do Aeroporto de Confins.

Linhas que sairão da Savassi e Barreiro irão passar pela Avenida Carlos Luz (Catalão).  As demais linhas seguirão pela busway da Avenida Antônio Carlos.

TRANSPORTE COLETIVO ? Linhas Regulares

Além dos terminais especiais, a opção para o torcedor são linhas 2004, 503, 504, 5401, 64, 67, S50, S51, S52, S53 e S54 que passam pela região do Mineirão. Elas sofrerão alteração de itinerário, mas continuam sendo opções para o torcedor. Além delas, todas as linhas que passam pela Avenida Antônio Carlos, com pontos próximos à UFMG, podem ser usadas. Elas estarão devidamente identificadas com adesivo alusivo ao estádio Mineirão. Para essas linhas, mesmo com ingresso do jogo, será cobrada a passagem.

PVVs (POSTOS DE VERIFICAÇÃO VEICULAR)

Para controlar a chegada e saída dos atletas e dos profissionais credenciados serão implantados dez Postos de Verificação Veicular (PVVs). A partir dos PVVs será feita a triagem dos veículos e bloqueio aos não-credenciados. Os PVVs funcionarão a partir das 11h nos dias 17, 22 e 26 de junho.

Veja onde ficarão os PVVs:

PVV 1: Portaria 3 da UFMG

PVV 2: Av. Carlos Luz com Rua Conceição do Mato Dentro

PVV 3: Av. Carlos Luz com Av. Alfredo Camarate

PVV 4: Av. Alfredo Camarate com Av. Otacílio Negrão de Lima

PVV 5: Av. Otacílio Negrão de Lima com Av. Cel. Oscar Paschoal

PVV 6: Av. Otacílio Negrão de Lima com Av. dos Esportes

PVV 7: Av. Antônio Carlos, acesso para Av. Abrahão Caram (sentido norte-estádio)

PVV 8: Av. Antônio Carlos com Rua Noraldino de Lima

PVV 9: Rua Prof. Magalhães Penido com Av. Cel. José Dias Bicalho

PVV 10: Portaria 1 da UFMG

ROTAS DE PEDESTRES

Seguindo o mesmo padrão adotado mundialmente pela Fifa, os torcedores a pé chegarão e sairão do estádio por rotas controladas. A organização com grades garante segurança e melhora o fluxo de pedestres no entorno do estádio. A distância de caminhada não ultrapassará 1,5 km.

Confira as rotas:

1.         Avenida Abrahão Caram, com Avenida Antônio Carlos

2.         Avenida Carlos Luz, com Av. Alfredo Camarate

3.         Avenida das Palmeiras, a partir da Av. Coronel José Dias Bicalho

ÁREA DE ESTACIONAMENTO E ACESSO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Para os espectadores com deficiência física, a Fifa disponibilizará 120 vagas de estacionamento dentro da área de acesso restrito, na esquina das avenidas Carlos Luz e Coronel Oscar Paschoal, a aproximadamente 200 metros de distância da entrada Sul do Mineirão. Somente poderão usar essas vagas os torcedores que manifestaram essa necessidade quando compraram seus ingressos.

Para os idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção, a BHTrans irá disponibilizar kombis que levarão o torcedor até pontos controlados pela Fifa. Assim, a distância de caminhada até a entrada do estádio também será reduzida a apenas 200 metros. 

PONTOS DE TÁXI

Ponto Alameda das Palmeiras: Alameda das Palmeiras, entre Alameda das Falcatras e Alameda dos Jacarandás

Ponto Usiminas: embarque e desembarque em frente à Usiminas

VEÍCULOS FRETADOS

A partir de 0h nos dias de jogos, será reservada uma área na Rua Expedicionário Mário Alves de Oliveira e Avenida Expedicionário Benvindo.

Divulgação BHTrans