FecharX

BH faz simulado de segurança para a Copa

<p>Houve uma simulação de ocorrência de sequestro e duas de abandono de objeto explosivo</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Três simulados de segurança foram realizados como preparativos para a Copa das Confederações esta semana. Os exercícios foram coordenados, conjuntamente, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e pelo Centro de Comando de Defesa de Área (CCDA), do Exército. A competição da FIFA acontece de 15 a 30 de junho em seis capitais do país. No Mineirão, os jogos acontecem nos dias 17 (Nigéria e Taiti), 22 (México e Japão), e, por último, uma das semifinais, no dia 26.

Houve uma simulação de ocorrência de sequestro e duas de abandono de objeto explosivo, tendo como consequência a contaminação de alguns cidadãos. A comunicação foi integrada e instantânea entre os profissionais que atuaram em campo e os que monitoraram os simulacros de dentro do CICCR, na Cidade Administrativa. Vinte monitores dispostos em uma parede, chamada de vídeo wall, facilitaram o trabalho da equipe envolvida.

A Arena Independência foi o cenário da ocorrência hipotética do pacote suspeito com material radioativo nesta manhã. Para esse exercício foram acionados a Polícia Federal, a BHTrans, Samu, Guarda Municipal, Polícia Federal, membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. ?Em todas as situações, o objetivo é o emprego coordenado de meios dos órgãos envolvidos, bem como o acionamento do comando e controle dos órgãos de segurança pública?, explicou o coronel Wilson Cardoso, coordenador dos simulados. O exercício teve duração de aproximadamente três horas.

O sequestro foi simulado no prédio do Corpo de Bombeiros, na Praça da Liberdade. Na operação, a vítima foi libertada, dois agentes de segurança ficaram feridos e os sequestradores se renderam após um longo período de negociação. Fizeram parte do simulado o GATE, BHTrans, Guarda Municipal e o SAMU.

Na Praça da Estação, a situação foi de abandono de um pacote com material explosivo, no início desta tarde. Trabalharam no simulado agentes do Corpo de Bombeiros, Exército, GATE, SAMU, Guarda Municipal, BHTrans e Polícia Militar.

Secopa