FecharX

Atlético não desiste de ter Fernandinho no Mundial

<p>O atacante é um dos principais destaques do time mineiro neste 2º semestre</p>



Créditos da imagem: Bruno Cantini/CAM
Main 100 atletico
Bruno Cantini/CAM
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Comunicado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) de que a inscrição do atacante Fernandinho estava vetada para o Mundial de Clubes, o Atlético-MG explicou sua posição nesta quarta-feira (6) e garantiu que não desistirá de ter o jogador na competição. O diretor de futebol Eduardo Maluf veio a público explicar a situação e afirmou que a chegada do jogador aconteceu antes do encerramento da janela para transferências internacionais.

"O Atlético-MG jogou a final da Copa Libertadores no dia 24 de julho. A janela de transferência terminou no dia 20 de julho. Quando a janela internacional terminou, não sabíamos ainda se seríamos campeões da Libertadores e que participaríamos do Mundial. Nesse período, contratamos o Fernandinho para reforçar nossa equipe, e a transferência dele veio antes do dia 20 de julho", disse.

Fernandinho tem sido um dos destaques do Atlético-MG nas últimas rodadas do Brasileiro, mas o clube também luta para poder utilizar outros dois jogadores em situação igual à do atacante: o zagueiro Emerson e o meia Dátolo. Segundo Eduardo Maluf, o clube mineiro argumenta com a Fifa que em um cenário de igualdade na janela para transferências de todos os país esses três atletas poderiam ser inscritos normalmente.

"Quando enviamos a primeira lista com 35 nomes dentro da data prevista, a Fifa questionou a CBF, que por meio da FMF nos comunicou do possível impedimento de três atletas. Entendemos que, quando pegamos o regulamento, fica claro que as inscrições se encerram na janela de cada país, e a nossa já estava encerrada. Só que nosso departamento jurídico está tentando, junto à Fifa, para ter uma igualdade", apontou.

O dirigente reclamou que cada país tenha uma regra para o encerramento da janela. "Fernandinho veio antes da janela para o Atlético-MG. Entendemos que não é justo que cada país tenha datas diferentes de janela. A igualdade tem que ser para todos os participantes. Na Alemanha pode contratar até 31 de agosto. Na China, a janela nem fechou. Não existe essa igualdade."

Com ou sem Fernandinho, Emerson e Dátolo, o Atlético-MG precisa definir sua lista com 23 inscritos no Mundial até o próximo dia 29. "Temos até 29 de novembro para a Fifa definir se pode ou não. Estamos argumentando com dados que podem nos fazer ter sucesso na reivindicação. Estamos com uma defesa boa. Estamos fazendo tudo com sensatez", disse Eduardo Maluf.

Estadão Conteúdo