FecharX

Vendas para o Natal devem superar as expectativas

<p>Em BH, 57% da população está mais animada este ano em relação ao anterior</p>



Créditos da imagem: Shutterstock
Main 10 compras
Shutterstock
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

O Natal deste ano promete. Afinal, 57% da população está mais animada este ano em relação ao anterior. Esse dado foi registrado na Pesquisa de Opinião do Consumidor ? Natal 2013, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG. Com o consumidor confiante, os empresários do varejo esperam fechar a agenda do ano de maneira positiva e aproveitar ao máximo a melhor época para o comércio.

Os presentes que mais devem sair neste ano são artigos de vestuário. As roupas serão a lembrança ideal para 40,5% dos entrevistados, seguida de calçados (18,1%), brinquedos (17,8%) e perfumes (7,3%). Os valores dos presentes, em 87% dos casos, ficarão entre R$ 30 (as chamadas "lembrancinhas") e R$ 150. Esses presentes, embora de menor valor, são comprados em maior volume.

Vale frisar que 55% das compras serão feitas à vista, com dinheiro, enquanto no Natal do ano passado as compras com cartão de crédito parcelado somaram 87,7%. Já 93,5% dos consumidores afirmaram comprar à vista, caso fosse oferecido desconto.

Os shoppings centers levam vantagem na disputa pelas vendas. Em Belo Horizonte, são a preferência para 49% dos clientes. Em segundo lugar estão as lojas do hipercentro, com 30,1%. As lojas de bairro ficam na terceira posição, com 8,2%.

Os empresários devem ficar atentos aos fatores preço e atendimento diferenciado, que foram citados por 39,9% e 17,6% dos entrevistados, respectivamente. Para o economista da Fecomércio/MG, Gabriel de Andrade Ivo, todas as condicionantes devem ser lembradas nessa época.

?É claro que, além de preço, o consumidor quer ter atendimento de qualidade. Se esse for feito com presteza será um diferencial na fidelidade dos clientes o que, em tempos de concorrência acirrada, é uma grande vantagem competitiva?, aconselha.