FecharX

Receita Federal publica regras para a declaração do IR 2015

Instrução normativa do Imposto de Renda já está disponível para consulta



Créditos da imagem: Divulgação
Main 133543 imposto de renda
Regras para a declaração do IR já podem ser consultadas
Redação Sou BH
04/02/15 às 14:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

O Diário Oficial da União trouxe, nesta quarta-feira (4), a instrução normativa publicada pela Secretaria da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2015.

Segundo o documento, os contribuintes poderão fazer um rascunho da declaração até 28 de fevereiro e os dados podem ser posteriormente transferidos para o formulário definitivo.

O prazo para a entrega da declaração começa no dia 2 de março e vai até o dia 30 de abril. O programa de transmissão Receitanet pode ser usado para a entrega, e está disponível no site da Receita Federal.

É obrigado a apresentar declaração todo aquele que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos - não tributáveis ou tributados somente na fonte - cuja soma seja superior a R$ 40 mil, que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou capital sujeito à incidência de imposto, que realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros. Outra categoria que é obrigada a prestar contas é a de proprietários rurais, segundo valores estabelecidos pela Receita Federal.