FecharX

Receita abre consulta do IR e lança aplicativo para consulta

<p>Os contribuintes podem utilizar um novo app para tablets e smartphones</p>



Créditos da imagem:
Main 2 receita abre consulta do ir e lanca aplicativo para consulta
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

A Receita Federal liberou no último domingo (09), consulta ao segundo lote residual das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) que ficaram retidas na malha fina em 2013.

Foram retidas em malha 711,309 mil declarações no ano passado. Em janeiro foram liberadas 61,566 mil no primeiro lote residual e, agora, são mais 67,480 mil. Além do lote de 2013, foram liberados da malha restituições de 2008 a 2012. A consulta desses lotes também será disponibilizada hoje e o crédito bancário feito no dia 17.

Para consultar as informações, os contribuintes podem acessar o site do Fisco, ligar para o Receita Fone (146) e, a partir desta segunda-feira (10), já podem utilizar um novo aplicativo para tablets e smartphones, que usam os sistemas operacionais Android e iOS e que facilitam a consulta.

Aplicativo da receita

Outra novidade anunciada pelo órgão foi o lançamento de um aplicativo que visa facilitar a vida de empresários, contadores e despachantes que lidam com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Com o aplicativo, que opera em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Androide e iOS (Apple), será possível acessar dados como nome da empresa, situação e natureza jurídica, endereço e até mesmo a opção pelo Simples Nacional.

Outras funcionalidades do aplicativo

- Permite consulta e cancelamento de uma solicitação cadastral;
- Localização das empresas em mapas;
- Acessar informações de atividade ou inatividade de uma empresa;
- Permissão para acesso à tabela com códigos ou atividades econômicas (CNAE) - na tabela existem informações, a partir da digitação da descrição de uma atividade ou de uma palavra-chave, dos códigos de classes e subclasses.