FecharX

Projetos de dança de MG receberão investimentos, em 2016

O Boticário na Dança destina mais de 6 milhões para a arte



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 134134 danca
Cinco grupos mineiros serão beneficiados
Redação Sou BH
28/10/15 às 14:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Profissionais e amantes da dança vão começar 2016 com o pé direito! O projeto O Boticário na Dança, plataforma que consolida a marca como uma das grandes apoiadoras do segmento no Brasil, em seu terceiro edital de patrocínio, destinará R$ 6,6 milhões para companhias, festivais e espetáculos ligados à arte. Maior rede franqueada de cosméticos do país irá incentivar 46 projetos, contemplando 15 estados e o Distrito Federal, no próximo ano.

Os projetos, previamente aprovados pela Lei Rouanet, foram inscritos no edital de O Boticário entre agosto e setembro deste ano. A seleção foi realizada por uma comissão formada por profissionais da marca e consultores externos, com o objetivo de promover o maior cenário da dança e suas múltiplas formas de expressão.

Em 2016, serão contempladas companhias de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Projetos apoiados em Minas Gerais:

Habitar a Cidade com Mono-Blocos (MG)

Com caráter de intervenção, se propõe a pensar a relação corpo/ cidade e mescla experiência acadêmica e artística, abordando questões trabalhadas em experiências formativas (oficinas, residências e workshops) e artísticas (coreografias, intervenções e performances). A Circulação após a realização de residência artística, 4 (quatro) residentes locais serão selecionados para compor a apresentação da obra Mono-blocos juntamente com 06 (seis) interpretes originais nas seguintes cidades: Fortaleza, Salvador, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre.

"Pai contra mãe" (MG)

Montagem e circulação do sexto espetáculo da Cia. Fusion de Danças Urbanas, "Pai contra mãe", por seis cidades mineiras. O espetáculo será inspirado (adaptação livre) no conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, que tematiza a escravidão e os limites da ética, da moralidade, e até onde se vai quando está em jogo nossa própria sobrevivência. Os nove primeiros meses de execução serão destinados a pré-produção e produção do espetáculo (pesquisa, ensaios, montagem de trilha sonora, cenário, figurino, etc.), e os três meses finais contemplarão a estreia (04 apresentações) na cidade de Belo Horizonte e uma circulação que passará por cinco outras cidades mineiras: Ibirité, Uberaba, São João Del Rei, Ipatinga e Nova Lima. 

Ballet Jovem de Minas Gerais (MG)

O Ballet Jovem Minas Gerais é um importante projeto de formação profissional em dança que atende a uma demanda social, educacional e cultural. Atuando em várias camadas da sociedade, o projeto beneficia jovens a partir de 17 anos que almejam ingressar no mercado profissional da dança, mas ainda não têm preparo suficiente para enfrentarem as audições. O Ballet Jovem propicia a estes dançarinos uma vivência como a de uma companhia profissional desde os compromissos e responsabilidades diárias, assim como a oportunidade de se apresentarem em diversos palcos pelo país. 

Mimulus (MG)

Duas Décadas é um projeto destinado à preservação do acervo da Mimulus e de suas ações voltadas à circulação de seus espetáculos, à formação de público, artistas, técnicos e de difusores de sua linguagem. Com cinco espetáculos prontos para o expectador, projetos pedagógicos e educacionais e sólidas equipes artísticas e de apoio e produção, a Mimulus caminha para um futuro pleno de realizações. 

Estreia e Circulação Cia MN (MG)

Uma companhia de Dança contemporânea com linguagem especifica, de técnica apurada e virtuosa. O elenco feminino se destaca pela força e sensualidade em corpos longilíneos e articulados. O elenco masculino traz um perfil de homens másculos, urbanos, e também sensíveis. O trabalho tem direção de Mário Nascimento, Assistência de Direção de Rosa Antuña, e Direção musical Fábio Cardia. Em cena um elenco de 8 bailarinos que fortalecem a Dança Contemporânea com a presença de elementos como musica ao vivo, dança de rua, artes marciais, jazz, poesia e teatro.