FecharX

Prédio histórico em BH é restaurado e vira shopping popular

Shopping Belô, na Avenida Oiapoque, será inaugurado no dia 1º de agosto



Créditos da imagem: Google Maps
Main 153400 antigo cine mexico google maps
Belo Horizonte ganha novo shopping popular em prédio histórico, onde funcionava o Cine México
Redação Sou BH
19/06/15 às 15:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

O prédio do antigo Cine México, no centro de Belo Horizonte, foi restaurado para receber o Shopping Belô, centro de compras popular que será inaugurado no dia 1º de agosto. Localizado na avenida Oiapoque, esquina com a rua Curitiba, o espaço possui 3 mil metros quadrados de área construída, três pavimentos, 180 lojas em boxes padronizados que medem entre 4 a 31 metros quadrados, 10 quiosques, área de alimentação e duas varandas com vista panorâmica. Tombado pelo patrimônio histórico, o edifício foi todo recuperado com o objetivo de manter os traços da sua história e os elementos arquitetônicos da década de 40. Segundo o gerente-geral do Shopping Belô, Eduardo Pereira, o novo espaço foi planejado para oferecer conforto e segurança aos clientes, com corredores amplos e bem sinalizados, segurança 24 horas via câmeras e policiamento, sistema de sonorização e acessibilidade aos deficientes físicos com dois elevadores e banheiros adaptados em todos os andares.

Segundo a prefeitura, mais de 2 milhões de pessoas passam diariamente pelo centro da cidade. "Além de ser um centro de compras, queremos que o local se torne uma nova opção de lazer e cultura em Belo Horizonte. O prédio está localizado em uma região de fácil acesso com um ambiente agradável e organizado. Ele é um pedaço importante da história da cidade e carrega as boas memórias do antigo cinema. Nossa intenção é realizar ações culturais gratuitas no Shopping Belô e levar entretenimento à população", comenta Pereira. Para garantir o bom atendimento e organização do espaço, o shopping conta também com um código de conduta que deve ser seguido pelos lojistas e também pelos frequentadores.

Restauração

A reforma do edifício foi viabilizada pela empresa BHC Comercial, e o projeto da restauração é da B ã L arquitetura, de autoria dos profissionais Eduardo Beggiato e Edwiges Leal, com a coautoria do Frederico Bicalho. Na fachada, foram retiradas todas as intervenções feitas ao longo dos anos que descaracterizavam o edifício e o revestimento original foi recuperado. O piso e a parede do hall do prédio foram restaurados, espaços característicos do antigo cinema. "No interior do edifício tivemos a preocupação em valorizar o espaço onde ficava a tela do cinema, como um palco, trazendo para o cenário atual as lembranças do Cine México. Também restauramos todos os elementos arquitetônicos que se destacam, como os frisos na parede", explica o arquiteto Eduardo Beggiato. As paredes claras reforçaram a iluminação do prédio e os boxes nas cores roxa, amarela e azul deram vida ao ambiente. Os três andares foram projetados para tornar o espaço mais amplo e dar uma visibilidade maior às pessoas que circulam por eles. "Após a reforma recebemos elogios do patrimônio histórico, que gostou muito do resultado. Devolvemos para a cidade e para os cidadãos um símbolo da história belo-horizontina", finaliza. O Shopping Belô está localizado na Avenida Oiapoque, 202, no Centro de Belo Horizonte. Ele funcionará de segunda a sábado, das 8 horas às 19 horas e aos domingos, das 8 horas às 14 horas.

Fonte: Diário do Comércio