FecharX

Ônibus Elétricos são testados, em BH

Automóvel é alimentado por baterias de fosfato de ferro



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 115334 shutterstock 1887704
A tecnologia é chinesa, mas o ônibus elétrico já começa a ser fabricado no Brasil
Redação Sou BH
22/12/15 às 13:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Já pensou em andar em um ônibus eltétrico? Pois é! Aqui em BH, essa opção é realizada hoje, em caráter experimental. O veículo passou por uma vistoria na sexta, dia 18, e, inicialmente, irá circular nas linhas 5503 A (Goiânia A) e 9105 (Nova Vista/Sion) da Viação Torres, que fazem parte do Consórcio BH Leste.Aspectos tecnológicos, de segurança e de conforto para os usuários e motoristas foram avaliados por diretores e técnicos da BHTrans. 

O ônibus, que começa a ser testado, é 100% elétrico, alimentado por baterias de fosfato de ferro, a mais limpa e segura tecnologia de baterias existentes no mundo e ambientalmente responsável, sem poluição e com emissão zero. Os motores, embutidos nas rodas, proporcionam piso baixo total e manutenção simplificada. O sistema de carga permite o carregamento do veículo total em apenas cinco horas e possui menor custo de manutenção do que o custo de um ônibus diesel.

Porém, apesar da experiência desta terça-feira, não há previsão de incorporação do veículo à frota do transporte coletivo da capital. A tecnologia é chinesa, mas o ônibus elétrico já começa a ser fabricado no Brasil, onde está sendo avaliado em linhas do transporte coletivo das cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).