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Mineiros são os que mais viajam pelo Estado

<p>A pesquisa realizada Secretaria de Estado de Turismo revela o perfil dos visitantes do Estado</p>



Créditos da imagem: Reprodução
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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Minas Gerais recebe mais turistas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas o mineiro é quem mais viaja pelo Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo nesta segunda-feira (9) e revelam o perfil dos visitantes em Minas.

Em 2012, 55% dos visitantes foram do sexo masculino e 45%, do sexo feminino. A maior parte, 71%, é do próprio Estado, seguido de São Paulo (11%) e do Rio de Janeiro (23%). Se retirarmos os mineiros da amostra, temos os principais emissores de visitantes para Minas Gerais: São Paulo (39%), Rio de Janeiro (23%) e Espírito Santo (7%).

A maioria dos nossos visitantes, 34%, são jovens na faixa dos 21 a 30 anos. Já 23% estão entre 31 a 40 anos. O nível de escolaridade predominante é o ensino médio, com 41%, seguido pelo ensino superior com 24%.

O visitante que vem a Minas Gerais tem, predominantemente, uma faixa de renda mensal entre R$ 1.021,00 a R$ 3.570,00. Segmentando os gastos, pela motivação de viagem, os visitantes que viajam a negócios gastam em média, R$ 745,87 em Minas Gerais. Os motivados a compras seguem a lista com um gasto médio de R$ 467,67. Os que visitam amigos e parentes gastaram R$ 327,53 e os visitantes motivados a lazer gastaram R$ 294,14.

Os circuitos turísticos que as pessoas mais têm interesse de visitar em uma próxima viagem são Circuito do Ouro -Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, Nova Lima e Ouro Preto - com 12%, e Caminhos Gerais, que tem o município de Poços de Caldas como principal polo, com 8% das intenções. Em seguida, temos o Circuito dos Diamantes - Diamantina e Serro -, com 8%, Belo Horizonte (7%) e Trilha dos Inconfidentes (7%) - Barbacena, Carrancas, São João Del Rei e Tiradentes.

O nível de satisfação que abrange os serviços ou dimensões turísticas, tais como segurança pública, qualidade de hospedagem, opções de lazer e entretenimento, hospitalidade, gastronomia/restaurantes dentre outros, teve uma média de 7,6 em um total de 10.

Quando perguntadas qual era a ?primeira imagem que vem a cabeça quando se fala Minas Gerais?, os entrevistados citaram a gastronomia, com 22%, montanhas, com 18% e as paisagens, com 9%, como principais ícones do Estado.