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Mercado de bufês movimenta R$ 400 milhões em Minas

Levantamento feito pelo Sebrae comprova a força e a importância do setor para a economia



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 154400 servico de bufes esta em alta
Bufês têm alta considerável no faturamento ao longo dos últimos sete anos
Redação Sou BH
21/06/15 às 21:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

O mercado de bufês segue em plena expansão, registrando um crescimento de 412% nos últimos sete anos, conforme levantamento do Sebrae. O índice demonstra a força e importância que o setor tem para a economia. O gosto dos brasileiros por festa é um dos principais responsáveis por esse desenvolvimento. Os grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo do ano passado, projetaram o Brasil mundialmente e alavancaram o mercado, garantindo expectativas promissoras para os próximos anos. O Brasil tem 21.958 pequenas empresas atuando com serviços de alimentação para eventos e recepções, número cinco vezes maior que em 2007, quando era registrado 4.285 pequenos negócios, de acordo com o Sebrae.

Minas Gerais tem o terceiro maior número de bufês do País com 1.498 empresas, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Um levantamento do Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindbufê) apontou mil bufês na Grande BH com a execução de 15 eventos mensais, em média. Contudo, vale lembrar que a capital mineira está se tornando um polo nacional de turismo de negócios e gastronomia, portanto, os eventos de grande porte serão cada vez mais comuns. "Em 2014, o mercado atingiu a meta de 10% de crescimento, apresentando um faturamento entorno dos R$ 400 milhões. Para 2015, as expectativas são boas e esperamos um crescimento mínimo de 8%", afirma o presidente do Sindbufê, João Teixeira Filho. Os índices e perspectivas são animadores para quem pretende investir no segmento. 

A receita de sucesso passa por planejamento, qualificação dos profissionais e serviços, além de ficar sempre atento às tendências do mercado para inovar. Para garantir o desenvolvimento e crescimento do setor, o Sindbufê, desde sua criação em 2011, tem apostado em ações para garantir a qualificação e capacitação dos colaboradores do setor. "Acreditamos que o processo de investimento nos profissionais do setor deve ser contínuo. Para amparar essa ideia, criamos algumas estratégias, como o Selo de Qualidade, que reconhece os estabelecimentos pela qualidade do processo de produção do serviço; o Prêmio Funcionário Padrão, que neste ano está em sua 2ª edição, com a proposta de incentivar e reconhecer os colaboradores dos bufês na busca contínua pela excelência na prestação de serviço", ressalta o presidente.

 Outras iniciativas dão continuidade ao processo de fortalecimento do setor, como informa Teixeira Filho. "Recentemente firmamos uma parceria com o Sebrae para proporcionar apoio estratégico ao desenvolvimento e fortalecimento dos bufês integrados ao Sindbufê, mas também para aqueles que ainda não se associaram. A ideia é sensibilizar todo o segmento para a necessidade de soluções para a gestão do setor. Também firmamos um acordo com os principais salões de festas da Capital e região metropolitana, para propor ações técnicas e um pacto de cooperação mútua, com o objetivo de realizar eventos cada vez mais seguros para os clientes."

Fonte: Diário do Comércio