FecharX

Médicos suspendem atendimento por plano de saúde

<p>Mobilização marca o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Consultas e outros procedimentos eletivos via plano de saúde serão suspensos hoje (25) em pelo menos nove estados ? Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe ? e no Distrito Federal. Os pacientes previamente agendados terão seus compromissos remarcados. Casos de urgência e emergência não serão afetados.

A mobilização marca o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde e ocorre pelo terceiro ano consecutivo, com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Além do reajuste adequado dos valores das consultas e procedimentos, a classe cobra uma resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as propostas de cláusulas obrigatórias a serem inseridas nos contratos entre médicos e planos de saúde, apresentadas pelos médicos em abril do ano passado. O apoio ao Projeto de Lei 6.964/10, que trata da contratualização e da periodicidade de reajuste dos honorários, também é uma das bandeiras da mobilização.

Estão previstos protestos em diversos estados contra o que a categoria classifica de abusos praticados pelas operadoras na relação com médicos e com pacientes.

Em Minas Gerais, das 9h às 14h, os profissionais suspendem atendimentos eletivos via planos de saúde e cooperativas médicas que operam planos de saúde. As entidades locais também programaram um ato público, na Assembleia Legislativa do estado, durante a manhã e, às 19h, uma assembleia geral dos médicos será realizada na Associação Médica de Minas Gerais.

Agência Brasil