FecharX

Material escolar pode variar até 800% em BH

<p>Pesquisa do Procon Assembleia analisou preços cobrados por 16 papelarias de Belo Horizonte</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main material
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:57

Os preços dos itens que compõem as listas de material escolar em Belo Horizonte chegam a variar mais de 800% entre os estabelecimentos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Procon Assembleia.

O preço do minidicionário de português pode variar em até 844,44%. Em seguida, com variação de 760%, está a lapiseira básica e a fita adesiva 12mm x 10mm sem dispensador, 750% de diferença.

Os preços também aumentaram em média 4,8% neste mês de janeiro, se comparados com o mesmo período de 2013. O item com maior aumento no preço foi o caderno de desenho de capa flexível, sem folha de seda, com 48 folhas, que teve reajuste de 79,42%.

Em seguida vem a pasta transparente ofício com elástico, com reajuste de 62,52%. Em terceiro lugar vem o plástico para encapar colorido (metro), com 57,35% de aumento no preço médio.

Dicas. Segundo o Procon, a lista de material deve ser divulgada pela escola, durante o período de matrícula, acompanhada do cronograma semestral básico de utilização. Assim, os responsáveis poderão optar pela aquisição integral no início do ano ou ao longo do semestre, de acordo com o cronograma apresentado.

Além disso, o Procon afirma que as escolas são proibidas de exigir a compra de itens de limpeza, higiene e outros que não são diretamente ligados ao processo de aprendizagem. Também não é permitido ao estabelecimento indicar fornecedor ou marca dos itens a serem adquiridos.

Consulte aqui a pesquisa completa de preços de materiais escolares.