FecharX

Mais R$ 52,8 milhões para o metrô de BH

<p><span>Contrato foi assinado na terça (16); p</span>rojetos devem ser concluídos até o fim do ano</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:57

O Governo de Minas assinou na terça-feira (16) um contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,8 milhões, para a contratação de estudos e projetos de engenharia para viabilizar as obras do metrô em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O projeto do metrô de Belo Horizonte prevê a expansão da linha atual (Linha 1), no sentido Oeste até o bairro Novo Eldorado, em Contagem, o término da Linha 2, que ligará a região do Barreiro à região do Nova Suíça, e a Linha 3, subterrânea, ligando a Linha 1, na estação Lagoinha, à região da Savassi.

Os recursos serão usados para custear a contratação de serviços geotécnicos, geológicos e topográficos, além da contratação de serviços de consultoria técnica e de estudos de engenharia. Nesse último, serão realizados projetos de expansão e melhorias da Linha 1 e construção das Linhas 2 e 3.

Segundo o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, a expectativa é que os projetos estejam concluídos até o final do ano, para possibilitar o início das obras de expansão. ?As sondagens estão praticamente concluídas. Estamos entendendo que, no início do ano que vem, já teremos as obras tão esperadas do metrô de Belo Horizonte?, afirmou Fabrício Sampaio.

Com a ampliação, a capacidade de atendimento do metrô passará de 200 mil passageiros por dia para 900 mil. Com a extensão das linhas haverá aumento da rede de 28 km para 44 km, sendo implantadas 12 novas estações.