FecharX

Descubra como conseguir 15% de desconto na conta de luz

Ideia surgiu da produção de biogás em fazendas de criação de porcos



Créditos da imagem: Divulgação/Metha Energia
Main 191024 metha energia
Redação Sou BH
04/12/18 às 17:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Economizar energia todo mundo já tentou para pagar menos na conta do fim do mês. Agora, imagina ganhar 15% de desconto na fatura de luz sem muito esforço? Esse é o objetivo da startup mineira Metha Energia, que aproveita a energia excedente de pequenos produtores e repassa aos consumidores como crédito.

Para obter o desconto o consumidor deve ser residente em qualquer cidade onde a Cemig atua. Depois de fazer o cadastro on-line, o cliente da estatal mineira passa a receber o boleto da Metha Energia, que vem com os valores detalhados e o desconto de 15%. O abastecimento de energia continua o mesmo.

Como funciona a empresa

O projeto surgiu com dois estudantes, Daniel Fraga e Diego Lopes, que procuravam uma maneira de pagarem menos pela energia utilizada no dia a dia. Do contato com Gabriela Laguardia, aluna do CEFET que pesquisava energia renováveis, surgiu a ideia de utilizar o biogás, gerado em fazendas de criação de suínos. “Todo produtor de suíno no Brasil inteiro é obrigado a recolher os dejetos do porco. Esse armazenamento gera um gás, o biogás que faz girar um motor produzindo energia elétrica”, explica Fábio.

Foi da ideia de reutilizar essa produção que sobra no abastecimento das fazendas, os microgeradores, que nasceu a empresa. “Incentivamos os produtores a jogarem o excedente de energia na rede da Cemig e a gente compra esse crédito. Com esse bônus nós injetamos na conta do consumidor cadastrado no site da Metha Energia que recebe os 15% de desconto. Somos um intermediador de crédito”, conta Fábio.

Sistema em operação

Em operação desde setembro, a empresa já tem 300 usuários cadastrados. A expectativa é atingir 1500 até o fim do ano. Segundo Fábio, o negócio já tem uma capacidade instalada para atender 40 mil pessoas sem fazer nenhum investimento.