FecharX

Crescem vendas de smartphones

<p>Aumento foi de 78% em 2012</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

As vendas de smartphones no Brasil em 2012 dispararam 78% sobre o ano anterior, para 16 milhões de unidades, segundo levantamento da consultoria IDC divulgado nesta quinta-feira (14).

No mercado como um todo, foram vendidos 59,5 milhões de telefones celulares. Deste total, 43,5 milhões foram de aparelhos comuns, sem aplicativos de dados.

Segundo o IDC, a tendência é que a participação dos telefones inteligentes no total siga crescendo. A expectativa da consultoria é de que o Brasil sejá o quinto maior mercado de smartphones ainda este ano, atrás de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.

Para o analista da IDC Leonardo Munin, a principal alavanca para o crescimento dos smartphones no Brasil é a queda nos preços dos aparelhos, tendência que deve se consolidar com os incentivos fiscais para a produção no país.

?Além disso, as operadoras estão aumentando o foco na venda deste tipo de aparelho, já que há uma oportunidade na venda de serviços, como por exemplo, pacote de dados?, afirmou Munin.

Em janeiro, o mercado de celulares no Brasil teve queda de 5% ante dezembro. No entanto, o segmento de smartphones cresceu cerca de 3%, segundo a IDC.

Agência Estado