FecharX

Comércio poderá funcionar no feriado

Convenção Coletiva permite funcionamento do comércio na quinta-feira, feriado de Corpus Christi



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 153459 compras shopping no feriado
Feriado será oito antes antes do Dia dos Namorados - uma oportunidade para escolher o presente da pessoa amada
Redação Sou BH
01/06/15 às 15:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

O comércio de Belo Horizonte tem autorização para funcionar normalmente no feriado de quinta-feira (4), dia em que é celebrado o Corpus Christi. A decisão foi informada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entidade que representa o comércio da capital mineira e foi obtida por meio da Convenção Coletiva 2015/2016.

Lembrado que o Dia dos Namorados será comemorado oito dias após o feriado, esta é uma oportunidade para que os clientes possam pesquisar com calma e efetuar a compra dos presentes para a data mais romântica do ano. 

Fica definido pelo acordo que o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte no feriado de Corpus Christi será facultativo.

trabalhador que prestar serviço neste feriado também terá direito a uma jornada de 8 horas para lojas de rua, com mínimo de uma hora de intervalo;     jornada de 6 horas para o shopping center, com no mínimo 15 minutos de intervalo; jornada de hora extra com adicional de 100%; gratificação de R$ 40 a título de alimentação, que deverá ser paga junto com a folha de pagamento do mês correspondente ao feriado trabalhado e uma folga compensatória para o feriado trabalhado (sendo que a folga deve coincidir no prazo de até 60 dias após o respectivo mês do feriado, devendo recair obrigatoriamente em uma segunda-feira ou sábado). 

As empresas deverão ainda fornecer aos empregados o vale transporte para o trabalho no respectivo feriado.

Confira outras dicas no Especial do Dia dos Namorados do Sou BH.