SouBH Notícias

Comerciantes farão dia sem imposto na capital em junho

Ação da CDL vai baixar os preços de diversos serviços e produtos de BH

Redação Sou BH - 12/05/17 as 17:44 - Atualizado em 12/05/17 as 17:51

Dia Liberdade de Impostos
Lojas de BH vão vender alguns produtos sem taxa de impostos Foto: Banco de Imagens

No dia 1º de junho os comerciantes de BH participarão do Dia da Liberdade de Impostos. Já em sua 11ª edição, o evento permite que o consumidor compre sem o peso das taxas tributárias existentes em vários produtos e serviços no Brasil e na capital.

A ação é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em parceria com os comerciantes da capital. O objetivo é mostrar para a população o verdadeiro impacto dos impostos sobre produtos e serviços no Brasil. O dia 1º de junho marca de forma simbólica a data em que o trabalhador consegue pagar toda a carga tributária sobre seu salário e passa a receber para benefício próprio.

Entre os artigos com desconto estão gasolina, calçados, roupas, produtos de beleza, óculos, brinquedos, alimentos, materiais de construção e muitos outros. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) esses artigos podem chegar a ter 80% do valor revertido em impostos. Os números para tênis importados, celulares e gasolina, por exemplo, chegam a 58,59 %, 33,08% e 56,09%, respectivamente.

Para saber mais sobre a ação, confira a página oficial do Dia da Liberdade de Impostos da CDL.

Outras Matérias