FecharX

Cemig e Vale se unem em nova empresa de energia

Com sede em Belo Horizonte, a Aliança Geração nasce com capacidade de 1.158 MW



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 170629 cemig e vale
Aliança Geração é resultado da união das duas empresas
Redação Sou BH
02/03/15 às 18:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Na última sexta-feira (27), a Cemig anunciou a conclusão da associação com a Vale, mediante integralização na Aliança Geração de Energia S.A. das participações dos sócios nas Usinas Porto Estrela, Igarapava, Funil, Capim Branco I e II, Aimorés e Candonga, todas localizadas em Minas Gerais.

Enquanto 55% do capital total da Aliança Geração pertence à Vale, a Cemig detém 45% do montante. O que a companhia de energia busca com a associação é aumentar o seu pontecial de gerar novos negócios e maximizar resultados, em virtude da combinação das experiências em gestão operacional, financeira e de projetos.

De acordo com a Cemig, a integralização dos ativos de energia em operação ainda depende da conclusão da aquisição de 49% da participação da Vale na Norte Energia S/A, que deve ocorrer até o dia 19 de junho deste ano. Caso contrário, a Vale poderá requerer a anulação da integralização dos ativos à Aliança em um prazo de 60 dias.

A Norte Energia S/A é a empresa responsável pela construção, operação e exploração da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Aneel define taxa de aumento na tarifa de energia residencial da Cemig

Nesta sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o aumento da conta de energia elétrica em todo o país. No caso dos consumidores residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, o aumento foi de 21,39%.

O aumento é fruto da revisão tarifária extraordinária promovida pela Aneel devido às mudanças significativas nos custos dos componentes tarifários que precisam ser repassadas ao consumidor. A tarifa fica em vigor até 7 de abril, quando a Cemig passará por um reajuste tarifário ordinário.