FecharX

Entenda como ajudar instituições sociais e culturais com seu imposto de renda

Com essa contribuição, você pode fazer doações para projetos de diferentes áreas e receber deduções no IR



Créditos da imagem: William Gomes
Main 190335 inhotim william gomes
Redação Sou BH
04/12/18 às 15:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Você sabia que pode ajudar instituições sociais e culturais com o seu imposto de renda? Algumas boas ações podem ser revertidas em deduções na hora de acertar suas contas com o Leão. Com o fim do ano fiscal, você pode fazer doações para projetos de diferentes áreas e receber descontos no IR.

Quando você paga o imposto de renda às vezes fica aquela dúvida sobre o destino exato do seu dinheiro, não é mesmo? Por isso, quando você opta por doar direto para uma entidade, é mais fácil saber o caminho da sua contribuição. Além disso, essa doação não tem um custo extra, já que o valor será debitado ou creditado do que você receberá ou pagará na sua restituição.

Para ficar mais simples: ao ajudar uma instituição, você pagará menos imposto à Receita ou receberá uma restituição maior.

Como funciona?

Na hora de escolher o foco das suas doações é importante saber que você pode contribuir com companhias teatrais, formações orquestrais, grupos de dança, entre outros projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Você também pode ajudar instituições sociais e outros tipos de empresas.

Com a Lei Rouanet, pessoas físicas podem doar até 6% do valor devido do imposto todo ano. Esse valor é totalmente restituído no momento do cálculo da declaração anual, ou seja, você tem desconto se tiver imposto a pagar ou recebe de volta o valor doado, se tiver imposto a restituir.

Conheça algumas empresas

Inhotim

O processo de doação é simples. O interessado deve entrar no site do programa e escolher a categoria que mais se adequa à quantia que deseja contribuir. Cada uma delas tem valores e benefícios diferentes. Após a inscrição são dadas as orientações para a contribuição, que deve ser feita por depósito ou transferência para uma conta vinculada ao Ministério da Cultura. Quando o valor é confirmado, é emitido um Recibo de Mecenato para ser usado na declaração.

Para haver dedução, é preciso fazer a declaração no modelo completo e o abatimento pode chegar até 6% do valor devido. O potencial de doação pode ser calculado no link

Orquestra Ouro Preto

No programa de fidelidade Amigos de Ouro, da Orquestra Ouro Preto, as doações com incentivo fiscal podem ser feitas via boleto bancário ou cartão de débito. Mas você também pode fazer doações diretas (sem incentivo fiscal), que podem ser parceladas no cartão de crédito.

É possível escolher as categorias de doação: Pixinguinha, Carlos Gomes, Lobo de Mesquita, Chiquinha Gonzaga e Villa Lobos. Basta entrar no site para conhecer todas as vantagens. É importante destacar que, para obter o incentivo sua declaração de IR deve ser feita no modo completo, e o valor só será deduzido na sua declaração do próximo ano, se a doação for feita dentro do ano fiscal vigente.

Ramacrisna

No caso das instituições sociais, é possível ajudar por meio do FIA, o Fundo da Infância e Adolescência. Pessoa Jurídica pode destinar até 1% e Pessoa Física até 6% do Imposto de Renda para as instituições até o último dia útil de dezembro. A destinação dos recursos para o FIA é da mesma parcela das doações para a Lei Rouanet. Ou seja, o limite de 6% deve ser dividido entre os incentivos da forma como você achar melhor.

Em Betim, região metropolitana de BH, o Instituto Ramacrisna é uma dessas instituições que recebem doações por meio do FIA. Entenda o processo de doação da instituição pelo site ou pelo telefone (31) 3438-5500.

Minas Tênis Clube

Já para o Minas Tênis Clube, você possui duas modalidades de doação, até 6% do IR devido pode ser revertido para o projeto de Esportes e até 6% do IR devido para o projeto de Cultura. Para estimar o valor, utilize como referência sua última declaração.

Podem contribuir pessoas físicas que optam pela declaração de ajuste de imposto de renda completo. Na instituição você tem até 28 de dezembro para doar. Entenda o processo no site.