FecharX

Saiba tudo sobre A Favorita, filme com dez indicações ao Oscar

O longa sobre a monarquia inglesa estreia nesta quinta-feira. Veja esse e outros lançamentos da semana



Créditos da imagem: Fox Filmes
Main 113507 a favorita capa fox filmes
Redação Sou BH
24/01/19 às 20:08
Atualizado em 01/02/19 às 13:59

Por Izabela Ventura

Palácios imponentes com jardins impecáveis. Vestidos luxuosos em mulheres e perucões brancos nos homens. Essa é uma breve descrição de uma monarquia, lá pelos anos 1700. Trata-se de uma época bastante explorada em peças, filmes e demais produções culturais. Mas, é A Favorita, longa que estreia hoje em todo o país, que faz uma das mais profundas caracterizações da monarquia inglesa dos últimos tempos.

A profundidade, no entanto, não é literal. O roteiro embarca muito mais nas relações humanas, na luta pelo poder e nas peculiaridades do amor, do que na fidelidade a alguns detalhismos. O figurino, por exemplo, segue o modelo da época, mas com tecidos atuais, mostrando que o filme é capaz de romper paradigmas e embarcar no politicamente incorreto – nesse, e em vários aspectos. Um deles é o uso do humor negro, com trechos capazes de fazer o espectador rir e se revoltar com o contexto, ao mesmo tempo.

O esforço já surtiu efeito e rendeu dez indicações ao Oscar 2019: Melhor Filme; Roteiro Original; Diretor (Yorgos Lanthimos); Edição; Fotografia, Figurino; Design de Produção; Atriz (Olivia Colman, a Rainha Anne); além de duas indicações a atriz coadjuvante: Rachel Weisz (Lady Sarah Churchill) e Emma Stone (Abigail Hill), que agora ‘rivalizam’ na vida real para levar a estatueta.


Foto: Fox Filmes

Contexto e sinopse

A Favorita retrata um reinado pouco explorado pela indústria do entretenimento, o de Anne, que foi a Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1702 até 1707. Há algumas hipóteses sobre esse ‘abandono’ de Anne na história. Uma delas é sua saúde, debilitada por doenças como a gota e 17 filhos perdidos (entre abortos e mortes) ao longo da vida. Mas a soberana, apesar do histórico comportamental influenciável e volúvel, manteve a firmeza em decisões importantes como a união da Inglaterra e a Escócia em um único estado soberano (o Reino da Grã-Bretanha), com o Tratado de União.

Na trama, Lady Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough, éconfidente e amante da rainha, além de acumular afazeres políticos, como a guarda da Bolsa Privada. A chegada de sua prima Abigail, com uma inocência cativante, acaba conquistando Anne, ameaçando o favoritismo da primeira. E são essas três mulheres, fortes, cada uma a sua maneira, que sustentam todo o poder em um mundo dominado pelos homens.

Depois de ver o trailer de A Favorita, confira as principais estreias da semana:


Creed II

Em Creed 2 (24/01), Adonis segue rumo ao campeonato mundial de boxe. Para isso, terá o apoio de ninguém menos que Rocky (Sylvester Stallone).


Green Book – O Guia

Sutil e com equilíbrio perfeito entre força e sensibilidade, Green Book é inspirado na amizade verdadeira de um pianista negro de sucesso com seu motorista, branco. As relações entre pessoas de classes sociais diferentes, racismo, amor e companheirismo são questões muito bem abordadas no enredo. O filme tem cinco indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme.


Eu Sou Mais Eu

O lançamento nacional com a Kéfera é a pedida do momento pra galera teen, mas agrada adultos também. Nele, uma popstar arrogante e cheia de ataques de ‘estrelismo’ acaba voltando no tempo, mais precisamente em 2004, quando era bem diferente. Adolescente, ela era excluída pelos colegas populares, sofria bullying na escola e fica desesperada ao ter que reviver essas situações.


Shade – Entre Bruxas e Heróis

A história mostra um jovem quieto e tímido, com um grau de paralisia cerebral. Para lidar com a realidade, ele usa o mundo da imaginação, onde é um super-herói no combate ao crime.


Gostou das sugestões? Agora é só escolher a sala para assistir esses lançamentos. Lembrando que clientes Claro têm 50% de desconto na sala Premier, no Net Cineart Ponteio. 

Sou BH no Oscar

Você também pode ser premiado no Oscar 2019. Que tal ganhar um ano de cinema grátis para assistir todos os indicados e ganhadores das estatuetas douradas? Fique ligado aqui no portal e nas redes sociais do Sou BH para participar do nosso concurso, que será divulgado em breve.