FecharX

Por dentro do CCBB BH

Conheça o prédio que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade



Créditos da imagem: Anna FTG
Main 112133 ccbb anna ftg
CCBB faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade
Redação Sou BH
23/01/15 às 12:22

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Quando dá aquela vontade de tomar um café, ouvir boa música e ainda respirar cultura e arte, vem na hora a pergunta: onde encontrar tudo isso, em um só lugar em BH? Nossa sugestão é o CCBB, ou Centro Cultural Banco do Brasil, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, composto por mais de dez espaços culturais. Mas o que esse espaço tem de tão especial? O Sou BH esteve lá para conhecer cada cantinho só para contar e convidar a um passeio cultural e divertido. Vem com a gente?

O espaço foi inaugurado em agosto de 2013, mas o prédio foi construído lá atrás, em 1926. Foi sede do Comando Geral das Forças Revolucionárias durante a Revolução de 30, abrigou a Secretaria da Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado e, em 2009, começaram os trabalhos de restauração e adaptação de suas instalações para receber o CCBB.

A reforma valeu a pena e transformou o prédio em um Centro Cultural de dar gosto e encher de orgulho o belo-horizontino. A fachada em tons amarelados dá ao espaço um destaque, que aumenta logo na entrada, com uma escadaria de acesso ao segundo andar remete aos grandes palácios antigos, sempre preservando a arquitetura original da década de 30.

O centro cultural esconde ainda várias surpresas. No térreo, a Livraria da Praça é um verdadeiro achado, com livros de literatura, arte e cultura, além de mimos, como cadernetas, caixinhas de música e cartões, ótimas opções para presente. Subindo um pouco mais, no segundo piso, a galeria reservada para exposições permanentes faz uma viagem pelo tempo, com móveis de madeira das décadas de 1920 a 50. Além de espaços para exposições, o CCBB possui um teatro, reservado para espetáculos diversos, com capacidade para até 264 pessoas.

Mas o melhor ainda está por vir: um pátio enorme, coberto por uma estrutura de vidro que permite apreciar o céu, enquanto você saboreia um Pethit Gateau no Café com Letras, ou um cappuccino gelado no Soul Café. O espaço recebe também exposições e, esporadicamente, abre para oficinas ou pequenos eventos.

O local fica aberto a visitas de 9h às 21h, de quarta a segunda-feira. Mais informações: (31) 3431-9400 ou ccbbbh@bb.com.br.