Matérias

Saiba como ajudar os filhos a serem mais colaborativos desde crianças

Pais e comunidade podem contribuir para que os pequenos de hoje se tornem jovens com potencial colaborativo no futuro

Redação Sou BH - 06/08/18 as 11:53 - Atualizado em 06/08/18 as 12:06

crianças juntando lixo
Foto: Banco de Imagens

Certamente você já ouviu alguém dizer: que mundo deixaremos para nossos filhos e netos? Mas como será que cada um está contribuindo para que o mundo de hoje se torne um lugar melhor no futuro? Como as crianças estão sendo preparadas para transformar o mundo em um lugar de boa convivência? A colaboração pode ter um papel importante nessa missão.

Ser colaborativo pode parecer fácil, mas se essa postura não for incentiva em casa, desde a infância, pode ser mais difícil vê-la despontar no futuro. Um artigo publicado no Healthy Children, uma plataforma de conteúdo da Academia Americana de Pediatria, nos ajuda a compreender como as relações e o modo como elas acontecem interferem na formação das crianças.

Educação: a base de tudo

Famílias que estão focadas na aquisição de bens materiais, na compra do celular de última geração, na roupa que é tendência da estação ou na aquisição do carro do ano também estão inserindo as crianças nessa cultura de maneira natural e, talvez, perigosa. Será que elas sabem que não poderão ter tudo sempre que quiser? Será que tudo isso é realmente necessário e importante?

Para ajuda-las a sair desse fluxo, que tal mostrar a importância de dar em vez de receber? Quando os pais incentivam as crianças a serem colaborativas, na verdade, estão fazendo com que compreendam que o universo não gira em torno delas. Com isso, elas poderão se tornar pessoas mais conectadas com o mundo, observarão as coisas a partir de uma perspectiva mais realista e poderão compreender melhor qual o seu papel no universo. Ao se reconhecer como parte de algo importante, no qual suas atitudes podem fazer a diferença, poderão contribuir com o mundo e inspirar jovens e outras crianças no futuro.

Como as crianças podem contribuir para a sociedade?

  • Incentive a reciclagem, mas, principalmente, explique a sua importância;
  • Estimule a criação ou participação em campanhas, como doação de agasalhos;
  • Incentive-as a participar em ações ambientes e mutirões de limpeza;
  • Encoraje-as a organizar doações de brinquedos para orfanatos;
  • Convide-as para realizar entrega de refeições para desabrigados;
  • Estimule atitudes de gentileza, como ajudar a levar as compras, auxiliar no banho do irmão mais novo, ajudar nos cuidados com os animais domésticos e a ceder a passagem para idosos;

Fonte: Healthy Children. Academia Americana de Pediatria

Por Jailde Barreto/Unimed Viver Bem

Outras Matérias