Matérias

Sete cachoeiras para recarregar as energias e dar uma pausa no cotidiano

Confira uma lista com cachoeiras próximas de BH para você relaxar e desfrutar das belezas naturais

Redação Sou BH - 03/01/18 as 10:13 - Atualizado em 11/05/18 as 15:24

cachoeiras lista

Trabalho, estudos, estresse... Nada melhor do que recarregar as energias e se conectar com a natureza da melhor forma possível. Belo Horizonte está perto de muita cachoeira bacana e bem acessível... Então, chama a galera e confira essas belezas naturais.

Se as tarefas e compromissos do dia a dia são inevitáveis, sempre é bom dar uma pausa e descansar. Uma excelente opção para tirar o pé do acelerador é reunir a família, pegar a criançada ou mesmo convidar os amigos para fazer uma trilha ou cachoeiras sem ter que viajar muito, em algum lugar próximo à capital mineira.

Tem cachoeira em Brumadinho, Nova Lima, Serra do Cipó... São muitas opções acessíveis. O
SouBH preparou uma lista com 7 cachoeiras para você se conectar com a natureza.

Cachoeira Poço Encantado - Nova Lima

Localizada na região do Condomínio Retiro das Pedras, a aproximadamente 50 km de BH.

Possui águas claras e cristalinas. Entretanto, trilha pesada, considerada de dificuldade médio a difícil, com cerca de 13 km ida e volta.

Divulgação/Flickr/Marina Dutra

Cachoeira das Codornas – Nova Lima

Também localizada a aproximadamente 50 km de BH, a beleza natural é de fácil acesso e dá para seguir o caminho de carro. Há, também, a opção de deixar o carro em frente à entrada do Condomínio Alameda das Águas e seguir a trilha a pé ou de bicicleta mesmo.

Local para uma boa trilha, belas paisagens, há um cânion rochoso nas bordas, em torno de 10m de profundidade.

A trilha é considerada de fácil acesso, 12 km ida e volta (somados os dois percursos).

Divulgação/Wikiloc

Cachoeira do Bené – Jaboticatubas – Serra do Cipó

Localizada a aproximadamente 80 km de Belo Horizonte, em Jaboticatubas, é uma cachoeira maravilhosa de difícil acesso. Por isso, é aconselhável pedir informações na cidade. Entretanto, o carro chega bem próximo à cachoeira, e o resto do percurso pode ser feito a pé.


Divulgação/Flickr/Emmanuel Martins

Cachoeira Grande – Serra do Cipó

Localizada a 100 km da capital, é uma cachoeira larga no Rio Cipó, com 60 m de extensão e 10 m de queda d’água, considerada uma das mais bonitas do parque. Fácil acesso, o carro fica no estacionamento do parque e, até a chegada da beleza natural, rola uma trilha de 1 km.

Divulgação/Flickr/Alan

Cachoeira da Ostra - Brumadinho

Que tal uma cachoeira com piscinas naturais?! Localizada em torno de 50 km da capital, é de fácil acesso pelo Condomínio Retiro das Pedras ou por Casa Branca.

A trilha do Retiro das Pedras é considerada nível médio/difícil, em torno de 10 km de ida e volta. A trilha por Casa Branca, considerado nível fácil, tem aproximadamente a mesma distância.


Divulgação/Flickr/Filipe

Cachoeira do Paiolinho - Moeda

Fica apenas a 60 km de BH, em Moeda. É uma cachoeira de águas claras, fácil acesso, com queda d’água de 7 m. Localizada em uma propriedade particular, é necessário pagar uma taxa. Entretanto, possui área para camping e restaurante.

Divulgação/Flickr/Thiago Mafra

Cachoeira Alta – Ipoema

A Cachoeira Alta ou Cachoeira do Macuco está localizada em Ipoema, distrito de Itabira. São cerca de 110 metros de altura.

É uma das mais bonitas do Estado de Minas Gerais, fica a apenas 95 km de Belo Horizonte. É de fácil acesso, muito procurada para a prática de rapel.

O carro chega bem próximo, a trilha é considerada nível fácil, cerca de 4 km ida e volta.

Divulgação/viagemcomemoçao

É importante salientar que, por mais que existam cachoeiras de fácil acesso, é sempre bom ter em mãos a ajuda de um GPS para não se perder. Também é importante estudar o trajeto e, é claro, se municiar de aplicativos que são uma mão na roda na hora de traçar rotas.

Um exemplo dessas ferramentas é o Wikiloc, um aplicativo que ajuda todos os trilheiros de plantão. Além de compartilhar as trilhas, o usuário pode acompanhar as atividades ao ar livre em um mapa. Pode escolher entre caminhada, ciclismo, mountain bike, caiaque, dentre outros.

Além de se conectar com a natureza, é importante escolher alimentos mais saudáveis. Nem sempre na correria do cotidiano é possível ficar atento em tudo que é colocado no prato.

No mercado, existe a marca de leite que oferece as informações sobre o produto. Com isso, o leite Natural Milk, é feito três vezes mais rápido que o leite UHT tradicional e chega a sua mesa mais fresco, mais saboroso e mais natural.

Outras Matérias