Matérias

Qual o melhor óculos para o seu rosto?

Descubra qual o modelo mais indicado para você

Redação Sou BH - 27/01/15 as 11:38 - Atualizado em 27/01/15 as 15:51

Cada modelo de óculos fica melhor em um tipo de rosto
Cada modelo de óculos fica melhor em um tipo de rosto Foto: Trends on the Rocks

Por Luiza Rocha, consultora em moda masculina e blogueira no Trends On The Rocks.

Cada pessoa tem suas características de corpo, rosto e personalidade. E, a cada verão, convivemos com temperaturas mais altas e sol cada vez mais forte. É importante proteger a vista, pois o sol em excesso pode, inclusive, provocar câncer no olho. É aí que entram os óculos escuros, com modelos que se adaptam a todo tipo de rosto.

Pensando nisso, esta semana vamos ver um pouco sobre os formatos de rosto e quais armações de óculos ficam melhores neles.

Rosto quadrado

Um rosto anguloso, forte, másculo, expressivo, pede armações suaves como as lentes redondas, ovais ou de bordas arredondas. Os ângulos marcantes serão suavizados e as maçãs do rosto realçadas. Invista em modelos redondos ou aviadores, por exemplo.



Rosto oval

Um rosto democrático que te permite muitas opções de armações diferentes. Se for um rosto mais comprido, procure uma armação mais larga para que os óculos não pareçam pequenos demais para o seu comprimento de rosto. Aumentando a largura, você compensará o comprimento.



Rosto redondo

Um rosto de formas suaves pede mais ângulos para amenizar seu formato. Priorize armações quadradas ou com ângulos fortes e retos. Armações arredondadas irão deixar suas formas ainda mais redondas. Modelos como o Wayfarer são uma opção muito atual, clássica e versátil.



Rosto triangular

A ideia é harmonizar as áreas da testa e do queixo. Óculos sem armações ficam bem e modelos com curvas ficarão melhores que os de linhas retas como os retangulares. Lentes degradês ficam muito bem e tente não escolher modelos estreitos, pois eles farão o maxilar parecer ainda mais largo. Óculos que não possuem armações largas muito marcantes e sem armação – como o Clubmaster - na parte inferior, funcionam bem e ampliam a área do queixo.



Atenção é indispensável

Olhar e analisar suas opções com atenção é algo que fará muita diferença. É muito comum a pessoa “cismar” com um modelo de óculos e ignorar o fato daquele formato não ser o que lhe valoriza. Esteja atento a isso e saiba que tudo que lhe cai bem é a melhor opção. Esteja aberto a quebrar seus próprios paradigmas.

Beijos e até a próxima semana!


Outras Matérias