Matérias

Samba no pé! Confira dez lugares em BH que o ritmo é a regra da casa

Tem raiz, gafieira e até bateria de escola de samba para todo mundo curtir na capital

Redação Sou BH - 13/09/17 as 14:38 - Atualizado em 14/09/17 as 11:45


Reprodução/Quintal Divina Luz/Samba da Quadra

Quem disse que belo-horizontino não tem samba no pé? Um bom sambinha de roda encanta em muitos cantos de BH e o estilo, que é um tesouro nacional, tem um espacinho cativo na capital.

Bares, casas noturnas e lugares bem especiais contam com programações voltadas para o samba em BH. Seja de raiz, gafieira ou da nova geração de sambistas, o ritmo encontra refúgio nos mais diversos locais da capital. E, para provar que belo-horizontino também curte um samba do bom, o SouBH e a Claro selecionaram dez casas que tocam o estilo musical.

1 – Quintal do Divina Luz
Rua Maria Aparecida, 375 – São Marcos

Com aconchego e decoração temática, o Quintal é a casa de muitos músicos renomados de BH. Aos domingos, a partir das 17h, a casa fica cheia, com shows animados e muito afinados para a galera sambar até o amanhecer.

2 – Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim
Rua do Mercado, s/n – Conjunto Santa Maria

Famoso pelo Samba da Quadra aos sábados, o local ainda abriga ensaios abertos ao público da escola de samba do Cidade Jardim e dos famosos bloquinhos de rua da capital.

3 – Bar Opção
Rua Alabandina, 619 – Caiçaras

Fundado há quase 30 anos, o bar é sempre uma boa escolha para quem quer curtir um sambinha de raiz e uma comidinha boa. De sexta a sábado, é o ponto de encontro da velha e jovem guarda de BH.

4 – Núcleo de Estudos da Cultura Popular
Av. Nossa Senhora de Fátima, 3312 – Prado

O samba sempre tem um lugar especial no Necup. Com ensaio de blocos de rua, escolas de samba e apresentações de grandes sambistas de BH, a casa também conta com oficinas voltadas para o gênero abertas ao público.

5 – Bar Purarmonia
Av. Heráclito Mourão de Miranda, 2230 – Castelo

De quinta a domingo, o bar tem shows ao vivo e muita música boa para quem curte um bom samba. Além das atrações musicais, o local também conta com cerveja gelada e comida boa.

6 – Dalva Botequim
Rua Ceará, 1548 – Savassi

Com um espaço aconchegante e bem cool, é ideal para quem quer curtir um samba no fim da tarde. Nos fins de semana, a casa tem música ao vivo e as mesas na calçada dão um ar mais descontraído para o ambiente.

7 – Contemporâneo Gastrô Show

Rua Rio Grande do Norte, 4 – Santa Efigênia

Unindo gastronomia brasileira e música, o espaço está em uma casa ao estilo colonial muito bem decorada, mas ao mesmo tempo bem descontraída. Aos sábados, o Gastrô conta com samba de raiz e aquele cardápio bem brasileiro.

8 – Quintal da Jabu
Rua Itamaracá, 296 – Concórdia

Aos fins de semana, o quintal de uma casa aconchegante e simples vira o palco de muito samba de raiz. Juntando culinária e música boa, o Quintal ainda conta com um cardápio cheio de comidinhas feitas na “casa da vó”.

9 – Restaurante Nosso Canto
Rua Padre Marinho, 30 – Santa Efigênia

O cardápio tem várias deliciosas opções da culinária mineira. Já o palco, tem os melhores sambistas de BH. Num ambiente alto astral, o Samba do Titonho, como é conhecido, acontece nos fins de semana.

10 – Samba do Lavajato
Rua da Unidade, s/n – São Paulo

Nas tardes de domingo, a roda de samba mais famosa de BH recebe os amantes do estilo musical no bairro São Paulo.


Outras Matérias