Matérias

Passeio cultural! Conheça oito lugares onde a cultura é a principal atração de BH

Teatros, mercados tradicionais e museus integram esse roteiro artístico da capital

Redação Sou BH - 19/07/17 as 15:39 - Atualizado em 19/07/17 as 15:51

claro
Foto: Criação Sou BH

BH é uma das principais capitais culturais do Brasil. Cheia de recantos voltados para a arte e a cultura, Belo Horizonte tem um espaço especial para cada gosto e um registro histórico muito bem preservado.

Entre exposições, monumentos, peças teatrais, filmes e aqueles lugares míticos onde as pessoas já são a própria cultura da capital, o Sou BH e a Claro listaram oito locais mais que especiais para conhecer esse lado artístico de BH. Confira!

1 – Circuito Cultural Praça da Liberdade
Endereço: Praça da Liberdade – Funcionários

Composto por 13 espaços diferentes, é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. O CCBB, o Memorial Minas Gerais Vale, o MM Gerdau, a Casa Fiat de Cultura e o Espaço do Conhecimento da UFMG são alguns dos integrantes e contam com espetáculos, exposições e oficinas na programação. Sempre movimentando a vida cultural de BH.

2 – Mercado Central
Endereço: Rua Augusto de Lima, 744 – Centro

Com quase 88 anos, o mercado é uma das joias de BH. Em seus corredores, por onde muita gente já se perdeu, tem de tudo um pouco e garante que a cultura mineira tenha um lugar especial na capital. Queijos, temperos e carnes dividem espaço com a tradição, o artesanato e belo-horizontinos icônicos.

3 – Fundação Zoo-Botânica de BH
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha

Com mais de 3 mil animais de 250 espécies diferentes, o Jardim Zoológico é um ótimo programa para toda a família. A Fundação também abriga o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, que possui 22 tanques com inúmeras espécies de peixes exóticos do Velho Chico.

4 – Feira Hippie
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro

Quase 50 anos de história fazem da Feira Hippie uma das mais tradicionais de BH. Com feirantes que já fazem parte da história da capital, a feira é um patrimônio da cidade e ainda conta com produtos que vão desde bijuterias até o famoso acarajé.

5 – Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim

Um dos mais antigos da capital, o museu funciona em um casarão colonial de 1883. Inaugurada em 1943, a casa possui um acervo de mais de 25 mil peças que contam um pouco da história de BH, além de ser o único casarão remanescente do arraial do Curral Del-Rey.

6 – Conjunto Moderno da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, 1350, 3000 e 16.585 - Pampulha

Nada melhor para falar de cultura e da história da capital do que seu Patrimônio Cultural da Humanidade. O Conjunto engloba o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis. Arte, exposições, apresentações artísticas, arquitetura e religião dividem espaço na Pampulha.

7 – Parque Municipal
Av. Afonso Pena, 1377 – Centro

Um dos mais antigos patrimônios de BH, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi projetado no fim do século XIX. Em seus 182 mil metros quadrados, o parque abriga uma vasta fauna e flora, além de receber diversos espetáculos no Teatro Francisco Nunes e no Palácio das Artes.

8 – MIS Santa Tereza
Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

Após uma revitalização, o cinema abriga uma biblioteca pública com acervo voltado para os amantes da sétima arte. O local também oferece atividades de formação e difusão da cultura de BH. Além disso, é claro, o MIS exibe filmes clássicos e lançamentos em alta resolução.

Outras Matérias