Matérias

ABC da make: deciframos termos técnicos para facilitar sua vida!

Montamos um guia ilustrado com as regiões do rosto para você aprender tudinho!

Redação Sou BH - 18/05/16 as 16:00 - Atualizado em 18/05/16 as 18:03

Mulher se maquiando
Tira todas suas dúvidas sobre maquiagem. Foto: Banco de imagens

Por Viva Linda - Guilherme Thofehrn, Pedro Abbott e Vinícius Carvalho

Se você já assistiu a algum tutorial de maquiagem, seja com uma maquiadora profissional ou uma blogueira, sabe que elas usam alguns termos para explicar onde se aplicam as makes. 

Têmpora, maçã do rosto, linha d’água… São algumas nomenclaturas muito importantes para o sucesso de uma produção. Por isso, preparamos um guia ilustrado para você aprender em qual lugar do rosto elas ficam. 

Preparada? Confira!

Têmporas:
Geralmente, elas são o local preferido pelos maquiadores para aplicar o clássico iluminador – que, convenhamos, fica lindo e garante aquela diferença no look! Se você ainda não conhecia, saiba que as têmporas se localizam no canto externo das sobrancelhas, entre o final dos fios e as orelhas. Geralmente os produtos iluminadores são aplicados na “zona C”, que compreende a lateral dos olhos e as têmporas. Aqui tem uma listinha dos produtos que se aplicam na região: pó compacto, base, restinho do blush e iluminador.


Linha D'Água:
Todo maquiador sempre recomenda aplicar o lápis na linha d’água para realçar ainda mais o olhar. Mas você sabe onde isso fica? Para quem ainda faz confusão sobre essa região, a gente esclarece a questão a-g-o-r-a: a linha d’água é o espaço da pálpebra entre os cílios e os olhos. Na hora da make, a dica é aplicar um lápis de cor mais clara, como um rosinha ou bege, para dar o efeito de olhar maior. A aplicação de cores escuras, como o preto ou o marrom, acaba fazendo o efeito contrário. Por isso, a dica é aplicar rente aos cílios. Produtos que se aplicam na região: lápis para olhos.


Zona T:
Anote a dica: conhecer bem os traços do seu rosto é a melhor maneira de dominar completamente as técnicas de automaquiagem e conseguir o resultado que você deseja. A “zona T”, também sempre citada pelos maquiadores, é formada pela testa, o ossinho do nariz e a saliência ao redor da boca e queixo, formando, exatamente, um T. Essa área costuma ser mais oleosa, pois é exatamente aí que se concentra a maioria das glândulas sebáceas do rosto. Mas calma: com lavagem utilizando sabonetes adequados e uso de pó compacto, você controla a oleosidade na hora de fazer a make. Ufa! É por isso que os experts de beleza recomendam caprichar no pó compacto na região da Zona T. Produtos que se aplicam na região: base, pó, corretivo, batom (nos lábios), iluminador.


Maçãs do Rosto:
Realçar as maçãs do rosto por meio da make ajuda a definir sua estrutura facial, proporcionando uma espécie de “afinamento” do rosto. Elas se localizam ao lado do nariz e embaixo dos olhos — geralmente costumam “saltar” quando você esboça um sorriso. :D Você pode destacá-las de forma simples e eficiente usando apenas três produtos: iluminador, bronzer e blush, além de um pincel para deixar a finalização bem acabada. Sabe aquele aspecto coradinho super charmoso? É o blush quem garante isso ;) Produtos que se aplicam na região: base, pó, corretivo, iluminador, blush, bronzer e pincel.

Outras Matérias