Matérias

Conexão Jovem é sucesso na Bienal do Livro de Minas 2014

Há presença marcante de adolescentes no evento para ver autores teen e do mundo adulto

Redação Sou BH - 15/11/14 as 19:36 - Atualizado em 20/01/15 as 16:48

Fernanda Maria
Fernanda Maria Saraiva, jovem escritora foi a Bienal do Livro de Minas para ver Paula Pimenta Foto: Camila de Ávila

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

A quarta edição da Bienal do Livro de Minas, que acontece no Expominas até o dia 23 de novembro, apresenta, para os adolescentes, o Conexão Jovem. Trata-se de um espaço em que será privilegiada a literatura infanto-juvenil por meio da promoção do encontro dos autores com os seus leitores. Na tarde de 15 de novembro, as escritoras mineiras Paula Pimenta e Isabela Freitas estiveram no palco do auditório Ariano Suassuna, causando histeria e choro das fãs.

Para entrar no auditório, que comporta cerca de 400 pessoas, foram distribuídas senhas ao meio dia e, mesmo assim, vários adolescentes ficaram de fora do espaço. Fernanda Maria Saraiva, de 14 anos, foi uma das sortudas que conseguiu entrar para o bate-papo com a escritora. “Foi muito bom. As pessoas puderam fazer perguntas e ela falou do lançamento de seu próximo livro, e que um outro vai virar filme”, contou a menina empolgada.

Fernanda estava acompanhada de sua mãe, Andreia Saraiva, que contou um pouco sobre sua filha enquanto ela estava no auditório. “Fernanda está escrevendo um livro que já está com 98 páginas. Morro de orgulho dela”, conta a mãe, que sempre incentivou a filha a ler. “Uma vez, Fernanda queria vender suas roupas para comprar livros. Sempre separamos em casa roupas para doar e numa dessas vezes ela me disse que queria tentar vender porque ia usar o dinheiro para adquirir mais publicações”, diz. As listas de presentes de Fernanda sempre são de livros;A mãe até ofereceu para a menina uma versão digital, mas a garota não quis. “Ela disse que gosta de sentir o cheiro do livro, de manusear as páginas”, ressalta a mãe. O que Fernanda quer ser quando crescer? "Quero fazer publicidade e ser escritora”,conta, desejando seguir o mesmo trajeto da escritora Paula Pimenta. A adolescente já escreve textos no formato de crônica e, segundo ela “são para desabafar. Não mostro para ninguém”.

Isabela Araújo Pícoli, de 13 anos, também estava na fila com dez publicações para serem autografadas por Paula Pimenta. “Eu conheci os livros da Paula no ano passado (2013), e já li todos”, conta a jovem que ressalta que “a escrita da Paula é muito jovem, ela fala o que a gente vive”. Ana Júlia Brum, de 14 anos, disse que gosta de livros que abordam assuntos contemporâneos e joviais, "que falam de namoro de briga com as amigas, essas coisas”, conta a jovem, que também é fã do autor norte-americano John Green.

Outro autor que atraiu muitos fãs adolescentes foi Gregório Duvivier. O ator, humorista e poeta participou de bate-papo no Café Literário, juntamente com a cantora e compositora Adriana Calcanhotto. Eles falaram sobre poesia e responderam a perguntas de fãs. Ao fim do colóquio, ambos autografaram suas publicações. A estudante Paula Carolina, de 13 anos, ficou de mãos dadas com Gregório enquanto ele autografava seu livro. A menina estava aos prantos. “Eu o assistia na Porta dos Fundos, até que a minha professora de português falou da crônica dele na Folha. Toda segunda-feira eu espero o texto dele”, conta. Para a estudante, o escritor é único. “Ele é muito engraçado e tem uma vibe muito espontânea. Tudo que ele faz e escreve é engraçado e bom”, ressalta a estudante muito emocionada.

A jornalista Luciana Viana que estava passeando na Bienal com os sobrinhos, afirmou a jovialidade do público. “É muito legal ver um público tão jovem num evento desses. Ficamos aliviados ao perceber que eles estão lendo, gostando e adquirindo o hábito da leitura”, afirma.

A Conexão Jovem da Bienal do Livro de Minas receberá ainda os escritores, Margareth Stohl e Thalita Rebouças, no dia 16, Felipe Neto, no dia 20, Carolina Munhóz, Raphaelm Draccon e Carina Rissi, no dia 22, e Pedro Bandeira e Pedro Gabriel, no dia 23. Bruna Vieira e Paula Pimenta no dia 21.

Quer saber mais sobre a Bienal? Confira nossas dicas sobre o que você não pode perder no evento.

Outras Matérias